Alunos de escola pública de Vitória abrem mostra com desenhos inspirados nos direitos da criança
Iniciativa integra o Projeto “Arte Legal: Colorindo Direitos, Construindo Futuro”, do Instituto ICORES, aprovado em edital do Fundo da Infância e Adolescência do município de Vitória
Os alunos da EMEF Álvaro de Castro Mattos, localizada em Jardim da Penha, Vitória, vivenciam neste mês a emoção de participar de sua primeira exposição artística. No próximo dia 27 de novembro, os artistas mirins inauguram uma mostra com 40 desenhos inspirados nos direitos da criança, selecionados a partir de um concurso realizado com alunos de toda a escola.
A iniciativa integra o projeto “Arte Legal: Colorindo Direitos, Construindo Futuro”, coordenado pelo Instituto de Cultura e Responsabilidade Social (ICORES), e aprovado no Edital 001 do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) do município de Vitória, por meio do Conselho da Criança e do Adolescente de Vitória (Concav).
As obras ficarão abertas à visitação para as famílias dos alunos e ao público em geral até 19 de dezembro, na biblioteca da escola. Realizado no mês de outubro, o concurso permitiu a inscrição de até quatro desenhos autorais produzidos pelos alunos. As obras que compõem a mostra foram selecionadas por uma comissão julgadora formada pelos professores Verônica Devens e Israel Scárdua, cabendo a este último, também artista plástico, a curadoria artística da exposição. Além dos professores, foi convidada a integrar a comissão a artista plástica Renata Nunes.
Na visão do diretor da escola, Paulo Rodrigues, o concurso de desenhos e a exposição representam instrumentos para as crianças e adolescentes atuarem como protagonistas de um espaço democrático de participação. “Além disso, propiciam o estímulo ao protagonismo, autonomia e pertencimento dos alunos da instituição, além de possibilitar a vivência cultural e artística com recorte sobre a temática dos direitos da criança e do adolescente”, afirma o diretor.
Consciência ambiental
Durante as oficinas foram utilizados diversos materiais, incluindo latas de tinta que seriam descartadas e que viraram pequenas obras de arte pelas mãos das crianças. Tampas de latas também foram utilizadas como suporte e agora passam a compor jogos da memória, personalizados pelo olhar das crianças e adolescentes do projeto, aliando a cultura, o aprendizado e a diversão lúdica dos jogos educativos.
A junção do olhar artístico com a consciência ambiental é uma das marcas do projeto, conforme sinaliza a presidente do ICORES, Zuleica Faria. “Procuramos demonstrar às crianças a importância de dar nova finalidade àquilo que poderia vir a poluir o meio ambiente, numa verdadeira aula de como podemos, com muita criatividade, reciclar e transformar o lixo em luxo”, destaca.
Altas habilidades
O projeto “Arte Legal: Colorindo Direitos, Construindo Futuro” atende a 40 crianças e adolescentes da EMEF Álvaro de Castro Mattos. São alunos de altas habilidades, com idade entre 8 e 16 anos, e que desenvolvem sua criatividade em oficinas de desenho e pintura. No mês de outubro, a turma abrilhantou as paredes da escola com a entrega de um mural artístico inspirado nos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que está completando 35 anos em 2025.
O projeto vai culminar nos primeiros meses de 2026 com a pintura de um mural artístico pelos alunos. A obra terá 675 m2 de extensão e será produzida nos muros do Caxias Esporte Clube, na Av. Leitão da Silva, em Vitória, tendo como base os desenhos selecionados para a exposição.
O talento dos alunos da escola também rendeu um convite para expor o material na Galeria de Artes do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, em março de 2026. “Este chamado nos enche de alegria e orgulho, e permitirá que os talentos de nossos pequenos ‘grandes artistas’ possam ser conhecidos, reconhecidos e valorizados no cenário artístico da capital, divulgando os direitos previstos no ECA e estimulando o protagonismo infantojuvenil”, atesta Zuleica Faria.
PROJETO “ARTE LEGAL: COLORINDO DIREITOS, CONSTRUINDO FUTURO”
Abertura de exposição com 40 desenhos produzidos pelos alunos da EMEF Álvaro de Castro Mattos
Data: 27 de novembro (quinta-feira)
Horários: 10h e 14h
Endereço: Rua Eugenílio Ramos, 781 - Jardim da Penha, Vitória - ES, 29.060-130
Visitação: até 19 de dezembro, na biblioteca da escola
Realização: Instituto de Cultura e Responsabilidade Social (ICORES)
Projeto selecionado pelo Edital 001 do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) do município de Vitória, através do Conselho da Criança e do Adolescente de Vitória (Concav)
SOBRE O ICORES:
O Instituto de Cultura e Responsabilidade Social (ICORES) tem origem no Instituto “TamoJunto”, criado em agosto de 2009, na cidade de Vitória, com o objetivo de utilizar a arte, cultura, educação ambiental, esporte, lazer e a valorização do ser humano como ferramentas de transformação social.
Em 19 de dezembro de 2020, a entidade amplia seus objetivos sociais, passando a se chamar ICORES. A partir daquele momento, passa a desenvolver projetos em parceria com a Prefeitura de Vitória, a Prefeitura de Vila Velha e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Vitória (Concav), bem como com empresas privadas como ArcelorMittal e Vale.
De dezembro de 2021 a março de 2022, a convite do Coletivo Cores que Acolhem, o ICORES desenvolve todo o projeto pedagógico de pesquisa do projeto “Colorindo o Centro”, que pintou um corredor cultural de mais de 2,7 km contando a história do Centro de Vitória, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Vitória, através da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC).
Igualmente em parceria com o Coletivo Cores que Acolhem, o ICORES realizou, entre dezembro de 2022 e março de 2023, a revitalização do primeiro mural de Jardim da Penha, na Av. Francisco Generoso da Fonseca, com a participação de alunos de 8 a 12 anos das escolas municipais Álvaro de Castro Mattos, Eber Louzada Zipinotti, Renascer, Zenaide M. Cavalcanti e da escola do SESI.
“Porão em Cores”
Somando-se a isso, desenvolve projetos voltados às crianças e adolescentes. Em parceria com a EMEF Álvaro de Castro Mattos, o ICORES lançou o projeto “Porão em Cores”, que retrata, através do audiovisual, o dia a dia dos estudantes com altas habilidades e superdotação daquela instituição – referência internacional na área.

No campo da garantia de direitos, o instituto promove o assessoramento de coletivos de jovens, em especial do Coletivo Beco. Na área de combate ao abandono e maus-tratos aos animais, em abril de 2024 o ICORES entregou à cidade de Vitória o mural “Amor de 4 Patas”, localizado na descida da Ponte Ayrton Senna, que liga os bairros Praia do Canto e Jardim da Penha. Com cerca de 250 m2, a obra tem o objetivo de sensibilizar as pessoas para a causa animal e contou com a parceria da Sociedade Protetora dos Animais do Estado do Espírito Santo (Sopaes).
O ICORES encontra-se regularmente inscrito no Conselho de Assistência Social de Vitória (COMASV) e no Conselho da Criança e do Adolescente de Vitória (CONCAV), promovendo palestras, rodas de conversa, cursos de culinária, pintura, desenho, elaboração de projetos culturais e artesanato, entre outras atividades, como forma de inclusão e de mitigação de desigualdades e da violência.


PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS

