Educação: projeto promove diversão durante as férias escolares
"Foi muito legal rever a escola e ter tudo isso aqui. Estou me divertindo bastante e aproveitando o restinho das férias enquanto as aulas não voltam", disse.Aproximar a comunidade do espaço escolar e fortalecer vínculos com crianças e estudantes, tudo isso com muita diversão e brincadeiras. Essa é a proposta da "Colônia de férias", projeto realizado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Anacleta Schneider Lucas, que fica no bairro Fonte Grande, em parceria com a Escola de Circo e Teatro Árvore.
A colônia de férias oferece oficinas de circo, vivências em brincadeiras infantis, apresentações de artistas de circo de lona e muito mais. São mais de 30 crianças dos territórios da Piedade, Fonte Grande e Moscoso que participam das atividades no turno vespertino, na quadra da unidade de ensino, nos dias 09 a 20 de janeiro.
Bernardo Oliveira, 8 anos, cursará em 2023 o 3º ano do ensino fundamental na Emef Ti Anacleta, e aproveitou a programação para matar a saudade da escola. "Foi muito legal rever a escola e ter tudo isso aqui. Estou me divertindo bastante e aproveitando o restinho das férias enquanto as aulas não voltam", disse.
Já as estudantes Nirvana Alvarenga e Pamela Sigrid, 11 anos, farão o 7º ano do ensino fundamental neste ano na Emef São Vicente de Paula, que fica no Centro. Elas contam que as oficinas são divertidas e permitem ainda fazer novas amizades.
"Hoje é o primeiro dia que eu venho e estou me divertindo muito e fazendo amigos, além de rever a minha amiga da escola também. É bem legal aprender coisas de circo!", contou Nirvana.
"Estou com saudade de ir à escola, mas enquanto as aulas não voltam está sendo muito legal vir aqui e fazer muitas brincadeiras e atividades de circo. Os professores são muito legais, já é o segundo dia que eu venho e espero vir todos os dias", disse Pamela.
Diversão e aprendizado
No último dia da programação, será realizada uma apresentação para as famílias, de forma que as crianças e os estudantes possam compartilhar com os pares toda a vivência que tiveram nas oficinas. Um dos fundadores do grupo Árvore, Wyller Siqueira, explica sobre os objetivos e benefícios das atividades circenses.
"Temos o objetivo dentro do nosso grupo de trabalhar para além dos espetáculos, atuando nos territórios. A colônia de férias está dentro dessa perspectiva, é uma proposta diferente, divertida, que propicia vivências em brincadeiras, corporais e artísticas, trabalhando e desenvolvendo com as crianças habilidades de atenção, concentração, respeito, trabalho colaborativo, autoconhecimento, memória corporal, autoestima, autoconfiança e autonomia", explica.
"Nossas atividades iniciaram em parceria com a unidade de ensino como uma parceria dentro da disciplina de eletiva. E agora a ação tem continuidade nas férias como uma atividade recreativa para as crianças do território. Para nós do Grupo Árvore, além de estar presente como artistas no território da Piedade, é importante desde cedo estimular a formação e fruição artística, buscar ampliar o olhar de crianças e jovens para o mundo das artes cênicas e circenses", explica Vanessa Darmani, integrante do grupo Árvore que esteve à frente do desenvolvimento dos projetos com a Emef TI Anacleta.
Fortalecendo Vínculos
A diretora da unidade de ensino, Maria da Penha, falou sobre o objetivo da colônia de férias e seus benefícios para as crianças e estudantes.
"A parceria com o grupo Árvore já vinha de uma de nossas eletivas no ano passado, e por isso pensamos que seria muito bacana oportunizar a continuação desse espaço para que as crianças pudessem vivenciar momentos de alegria, prazerosos, e de aprendizado em circo e teatro. Além disso é uma forma de oportunizar a eles matar um pouquinho da saudade da escola, e se sentir pertencentes desse espaço", explicou.
PORTAL SBN | ASCOM