Descubra por que a alegria ainda é possível mesmo diante do caos

A Humanidade passa por momentos difíceis, jamais imaginados pelas gerações anteriores ou atuais.
Aqueles que vivenciamos conflitos mundiais, que enfrentamos crises econômicas de variada ordem, que sofremos a partida de amores, olhávamos para os dias que viriam, imaginando que seriam mais amenos.
Mas isso não se concretiza. A calmaria depois da tempestade ainda não nos alcança.
Apesar do progresso científico e tecnológico, percebemos que nossa alegria parece distante ou até mesmo impossível.
Alguns nos perguntamos por onde anda essa alegria, frente à triste realidade que enfrentamos.
A cada ano, as estatísticas apontam que o número de pessoas infelizes aumenta, seja nas universidades, nas empresas, no lar, por toda parte...
Portadores das mais brilhantes inteligências sacrificam, voluntariamente, a verdadeira felicidade pelo sucesso porque aprenderam que, se forem empenhados, serão bem-sucedidos.
E só então, quando alcançarem o sucesso, serão felizes.
Na verdade, pesquisas na área da psicologia e da neurociência demonstram que acontece o contrário: temos mais sucesso quando somos felizes.
Porém, como falar de alegria em meio a tanto sofrimento existente em nosso planeta?
Aí reside a grande sabedoria: precisamos olhar as situações com outras lentes.
Existem dores, sim. Enfermidades que maltratam muitas criaturas, conflitos bélicos arrasando esperanças, emigrantes buscando um lugar que os receba, a fim de viverem melhores dias.
Entretanto, enquanto o sofrimento parece predominar e estabelecer morada nas almas, vemos venturas proliferarem no mundo.
Nunca se falou tanto em auxiliar o outro, em incluir o diferente, em acolher o estrangeiro.
Jamais se falou tanto em respeito à vida, amparo à criança, ao idoso, em combate à fome e à solidão.
Os programas de atendimento às pessoas somente crescem.
Isso nos diz que o homem está melhor do que foi no passado.
Basta, então, descobrirmos a alegria de viver nos versos da esperança.
Habituemo-nos ao banquete da felicidade, apagando da memória as impressões sombrias.
O pedregulho e o espinho no solo chamam-nos a atenção para a marcha, porém, os astros na abóbada refulgente, nos convidam ao crescimento e à glória da amplidão.
Olhemos mais para o céu. Sintamos a força de Deus conosco.
Estamos no ambiente que nos foi ofertado por Deus, que nos deseja prosperidade e alegria.
Cresçamos na direção do infinito. Somos filhos da Luz, criados para a luz.
Para onde quer que nos voltemos, Deus é a presença constante.
É o poder real, inigualável, que atua sem cessar.
Tudo vibra e se movimenta graças à Sua força, ao impulso inicial, que dEle procede.
Abramos nossa mente e coração a essa energia, que se irradia em todas as direções, a fim de nos deixarmos penetrar por ela.
Dóceis a ela, o sofrimento diminuirá sua intensidade em nossas vidas.
Inundaremos, então, nossa existência de júbilo e de força, envolvidos pelo bem de que necessitamos.
Redação do Momento Espírita
Em 16.4.2025