Cultura e sabores da Ilha das Caieiras ganham vida no Cmei Magnólia Dias Miranda Cunha

As crianças do grupo 6 do Centro Municipal de Educação Infantil Tempo Integral (Cmei TI) Magnólia Dias Miranda Cunha, que fica no bairro Ilha das Caieiras, mergulharam em um universo de histórias, tradições e sabores que fazem parte da identidade capixaba. Ao longo do semestre, os pequenos participaram de atividades que aproximaram elas dos saberes locais, como o trabalho das desfiadeiras de siri e a tradição da moqueca capixaba. O projeto foi realizado pela professora Aline Meireles.
Uma das atividades de destaque foi a abertura da Exposição Fotográfica "Viva a nossa ilha", no Museu do Pescador. Com olhares curiosos e atentos, as crianças registraram paisagens, a pesca e cenas que revelam a beleza e a cultura do território. A mostra permanece aberta ao público durante todo o mês de outubro.
O Dia da Moqueca, comemorado neste 30 de setembro, também virou motivo de festa. A data inspirou contação de histórias, desenhos, pinturas e atividades com música e poesia. Tudo feito com um tempero especial: o encantamento das crianças ao conhecer mais sobre um prato tão simbólico para a Ilha das Caieiras e para o Espírito Santo.
Para a professora Aline, esse trabalho vai além das brincadeiras e produções artísticas. "É fundamental trabalhar a temática indígena e afro-brasileira por meio dos saberes da culinária e de elementos como a panela de barro. Dessa forma, as crianças são incentivadas a valorizar esses conhecimentos tradicionais e a cultivar o respeito pela diversidade cultural", destacou.
A diretora Margarete Fiorin reforça que o projeto faz parte de uma ação maior da unidade. "O CMEI vem desenvolvendo o Projeto Institucional 'Ilha das Caieiras, Seus Encantos, Amores e Sabores', despertando o olhar das crianças para a cultura local. A moqueca é um prato típico da Ilha das Caieiras. Assim, elas têm a oportunidade de degustar no CMEI, valorizando conhecimento, cultura, sabor e o sentimento de pertencimento", completou.
PORTAL SBN