Chuva intensa deixa desalojados e desabrigados; saiba quais cidades mais atingidas

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Chuva intensa deixa desalojados e desabrigados; saiba quais cidades mais atingidas

Espírito Santo - Temporal

Ao todo, 32 municípios foram atingidos pelas fortes chuvas nas últimas 24 horas no Espírito Santo. Segundo a Defesa Civil Estadual, até as 6h desta quarta-feira (8/1), 21 pessoas estavam desalojadas e nove precisaram de abrigos. Rio Bananal, na região Norte, foi a cidade onde mais choveu, onde acumulou 125,4 mm, seguida por Vila Velha e Serra, na Grande Vitória. Não há registro de feridos.

O Boletim Extraordinário da Defesa Civil aponta ainda que além de ruas alagadas, a tempestade provocou queda de muros e árvores, transbordamento de rios, rompimento de barragem, destelhamentos de casas e de unidade de saúde.

O boletim aponta que 21 pessoas estão desalojadas em diferentes cidades do estado, com como Muniz Freire (com 8 pessoas desalojadas), Mimoso do Sul (com 9 pessoas desalojadas) e Venda Nova do Imigrante (com 4 pessoas desalojadas).

Em João Neiva, nove pessoas foram levadas para abrigos após o desabamento de um muro que comprometeu uma moradia.

Chuva prevista para o mês inteiro em Rio Bananal
 
Chuva intensa deixa desalojados e desabrigados; saiba quais cidades mais atingidasEm entrevista ao Bom Dia ES o prefeito de Rio Bananal Bruno Pella (PODE) disse que a tempestade deixou mais de cem pessoas desabrigadas e que choveu em poucas horas o que era previsto para o mês inteiro.

"Realmente tivemos horas muito difíceis. Tivemos uma precipitação de chuva muito intensa. Choveu nas últimas horas o que estava previsto para chover em um mês. O rio não suportou a quantidade de chuva que veio nas regiões ao redor do município. O rio chegou a transbordar, deixando várias famílias desalojadas, nós estamos nesse momento com 15 pessoa em abrigo temporário e centenas de pessoas desalojadas em casa de amigos e parentes", relatou Pella.

O prefeito disse ainda que a água subiu até por volta de 5h desta quarta-feira e depois começou a reduzir o volume.

“Estamos com uma redução aproximada de 50 cm da cota máxima de inundação que a enchente atingiu essa noite. Nesse momento nós estamos precisando de carro pipa e mão de obra para fazer a limpeza das ruas. Perdemos muitos containers para conter os lixos, a gente está com a coleta de lixo totalmente comprometida no perímetro urbano", explicou.
 

ES-245 totalmente interditada
 
O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) informou que a rodovia ES-245, acesso a cidade de Rio Bananal, está totalmente interditada porque a água invadiu a pista.

Confira abaixo onde choveu mais de 30 milímetros:
 
Rio Bananal 125,4 mm
Vila Velha 92,49 mm
Serra 67,77 mm
Cariacica 56,89 mm
Linhares 54 mm
Castelo 51,6 mm
Nova Venécia 50,16 mm
Barra de São Francisco -49,43 mm
São Mateus 48,4 mm
Alfredo Chaves 47 mm
Alegre 45,2 mm
Pancas 44,74 mm
Vitória 42,92 mm
Marilândia 42,8 mm
Anchieta 41,4 mm
João Neiva 40,1 mm
Água Doce do Norte 38,2 mm
Montanha 38 mm
Colatina 37,45 mm
Cachoeiro de Itapemirim 36,72 mm
Fundão 35,62 mm
Mantenópolis 33,05 mm
Aracruz 33,04 mm

Confira aqui a previsão do tempo
 
Segundo a Defesa Civil Estadual, a previsão para essa quarta-feira (8) segue de chuva para todo o estado, sendo que o alerta maior fica concentrado nas regiões central e norte do estado, com 60% de probabilidade de chuva de 70 a 90 milímetros, com possibilidade de vendaval acompanhando a chuva. Alguns pontos isolados dessa região podem ter até 110 milímetros.

A chuva forte deve continuar até quinta-feira (9), quando a acumulado de chuva deve aumentar, com alguns trechos da região Norte e central do estado podendo atingir até 150 milímetros de chuva.
 

Caos durante a tempestade

Chuva intensa deixa desalojados e desabrigados; saiba quais cidades mais atingidasNesta terça-feira (7), em Vitória, a Avenida Vitória ficou com o trânsito congestionado devido ao alagamento. No Centro e Parque Moscoso, fotos registradas por moradores mostram diversos carros tomados pela água. Em Bento Ferreira, várias ruas ficaram intransitáveis, com carros em cima das calçadas parados.

Em Vila Velha, o impacto já é percebido nos bairros Itapoã, Ibes, Coqueiral de Itaparica, Cristóvão Colombo e Cobilândia. Os principais problemas são ruas cobertas de água. No Terminal de Vila Velha, a água subiu e dificultou o movimento dos passageiros.

Em Vargem Alta, na comunidade de Vila Maria, o muro de uma unidade de saúde desabou. De acordo com a prefeitura, ninguém se feriu e ainda estão avaliando a paralisação dos serviços nos próximos dias.

A prefeitura informou ainda que algumas ruas da cidade alagaram, árvores caíram na estrada, mas nenhum prejuízo maior ou ferido.


 PORTAL  SBN 
 
 
 


 


 
 

Últimas da Bahia

Veja Mais +