Capixabas já podem ter acesso a RG digital; saiba quem pode e como baixar
Apenas quem emitiu o documento a partir do dia 8 de maio vai poder ter acesso ao RG digitalOs capixabas que emitiram a carteira de identidade a partir do dia 8 de maio deste ano já podem ter acesso ao RG digital de forma gratuita a partir de um aplicativo pela internet. A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira (11/09/2023) pela Polícia Civil. Cerca de 100 mil capixabas já estão aptos a acessarem a versão digital do RG.
O perito do gabinete da Superintendência de Polícia Técnico Científica, Eric Santa Clara, disse em entrevista ao vivo para o Bom Dia Espírito Santo nesta terça-feira (12/09/2023) que a ação é uma iniciativa do governo para facilitar o acesso a documentação.
"É uma tendência de digitalização dos serviços públicos. É um investimento do governo do estado na identificação civil. Mais uma etapa do projeto de modernização da identificação civil criminal no estado, um investimento de mais de R$10 milhões do governo do estado, para o cidadão ter todos os serviços na palma do mão, no celular", explicou Eric.
Quem tirou a identidade antes do dia 8 de maio, só vai ter acesso a RG digital quando for pedir a segunda via a partir de agendamento no portal www.agenda.es.gov.br.
Saiba como ter acesso:
Basta baixar de forma gratuita o app RG Digital Espírito Santo nas lojas de aplicativos dos sistemas operacionais Android (Play Store) e iOS (App Store), escanear o QR Code que consta no verso do RG, fazer a validação biométrica e começar a usar o aplicativo
O documento digital tem validade legal e é possível, inclusive, gerar uma cópia do RG assinada eletronicamente em formato PDF, em conformidade com o padrão de Assinatura Digital ICP Brasil, tendo validade jurídica idêntica ao documento autenticado em cartório.
Nos casos de RG emitido antes do dia 08/05/2023, será necessário solicitar uma segunda via do RG, mediante agendamento por meio do portal, para ter acesso ao RG Digital.
Para mais informações sobre agendamentos e locais de atendimento, acesse o site da Polícia Civil.
Portal SBN