Após recordes de frio, temperaturas voltam a subir no país
Depois de uma terça-feira com algumas capitais registrando as menores temperaturas do ano, o tempo deve voltar a ficar mais ameno nesta quarta-feira (14/8).
Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, explica que a quarta-feira deve marcar o começo de uma transição: depois de uma sequência de dias frios, a previsão indica a aproximação de uma nova fase de calor.
"A manhã desta quarta ainda deve ser fria, mas na parte da tarde a tendência já é esquentar", analisa Luengo.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade de São Paulo, por exemplo, pode registar um novo recorde de frio nesta quarta. A expectativa é que a capital paulista registre mínima de 5°C.
A partir de quinta (15/8), a previsão é que as temperaturas voltem a ficar mais elevadas no Centro-Sul. No fim de semana, as máximas devem ser superiores a 30°C.
Além de São Paulo, outras quatro capitais podem ter novos recordes de baixas temperaturas nesta quarta, de acordo com a Climatempo:
Curitiba: previsão de 1°C (recorde atual: 1,3°C 13/8/24)
Rio de Janeiro: previsão de 8°C (recorde atual: 8,3°C 13/8/24)
Belo Horizonte: previsão de 9°C (recorde atual: 13,0°C 11/8/24)
Vitória: previsão de 15°C (recorde atual: 17,8°C 11/8/24)
Risco de geada
Com previsão de uma madrugada e manhã ainda muito frias, há novamente expectativa para geadas no Sul e Sudeste.
A faixa leste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná é que a deve sofrer mais com as baixas temperaturas. Nessas regiões, há risco de perda de plantações, de acordo com o Inmet. As temperaturas mínimas devem ficar entre 3°C e 0°C.
Já na faixa oeste dos estados do Sul, as mínimas registradas devem ficar na casa dos 3°C. Há risco leve de perda das plantações por conta das geadas esperadas.
O mesmo está previsto para o sul de São Paulo e também para o Triângulo Mineiro.
A geada acontece quando uma fina camada de gelo se acumula nas superfícies por conta da intensa redução de temperatura combinada à elevada umidade do ar.
Recorde de baixas temperaturas
A nova massa de ar frio, que avançou por conta de um ciclone extratropical em alto mar, fez com que quatro capitais registrassem as menores temperaturas do ano nesta terça:
Curitiba: 1,3ºC. O recorde anterior era de 1,7ºC em 30 de junho.
Florianópolis: 5,5ºC. O recorde anterior era de 6,4ºC em 01 de julho.
Goiânia: 6,2ºC. O recorde anterior era de 14,2ºC em 19 de junho.
Rio de Janeiro: 8,3ºC. O recorde anterior era de 10,2ºC em 11 de agosto.
Com 8,3ºC, o Rio de Janeiro teve nesta terça a madrugada mais fria em 13 anos. A cidade não tinha uma madrugada tão gelada desde 9 de julho de 2011, quando a mínima foi de 8,1°C. Segundo a previsão do tempo, um novo recorde também pode ser batido nesta quarta (14).
São Paulo bateu o recorde no último domingo (11). Foi a madrugada mais fria desde 2022, com os termômetros marcando 7ºC. Nesta terça (13), a temperatura subiu um pouco e ficou em 8,2ºC.
PORTAL SBN