Aplicativo ‘Feira na Palma da Mão’ é apresentado em congressos nacionais

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Aplicativo ‘Feira na Palma da Mão’ é apresentado em congressos nacionais

O aplicativo “Feira na Palma da Mão”, desenvolvido por meio de um projeto do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), está sendo apresentado em congressos nacionais.
Espírito Santo - Espírito Santo

O aplicativo “Feira na Palma da Mão”, desenvolvido por meio de um projeto do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), está sendo apresentado em congressos nacionais. Na última segunda-feira (13/06/2022), o App foi exibido no XIV Congresso Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e do Serviço Público Agrícola do Brasil (Confaser), em Brasília. 

No mês de agosto, a apresentação do aplicativo será feita em Natal, no Rio Grande do Norte, durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober). Outro reconhecimento foi a aceitação do projeto para publicação na Revista Ethnoscientia. O extensionista do Incaper e coordenador do projeto, Luiz Carlos Bricalli, foi quem apresentou o App nos congressos destacando o orgulho e alegria por entregar uma nova tecnologia para a sociedade.

“Já são quase dois anos que a equipe vem se dedicando para o desenvolvimento desse aplicativo. Para nós que somos extensionistas, não é apenas um aplicativo de celular. É uma ferramenta fundamental que possibilitará a geração de resultados econômicos facilitando a vida dos agricultores e possibilitando que os consumidores adquiram produtos da agricultura familiar validados pelo trabalho do dia a dia do Incaper. É uma vitória que agora estará na palma da mão de todos”, ressaltou Bricalli.

Lançamento do aplicativo em julho

O App “Feira na Palma da Mão” será lançado oficialmente no dia 13 de julho, em um evento com público restrito, em Vargem Alta. Na ocasião, haverá a apresentação do projeto e do manual de uso e auxílio para tirar dúvidas sobre o manuseio. O evento contará ainda com uma mesa redonda com o tema: “Cadeias curtas e redes agroalimentares alternativas”.

Bricalli destacou que o aplicativo foi desenvolvido com o objetivo de promover a venda direta dos produtos da agricultura familiar. Entre os pontos relevantes na trajetória de desenvolvimento do App, um dos principais, segundo o coordenador, foi de conhecer diversas experiências exitosas, tanto dos agricultores familiares quanto dos estabelecimentos comerciais, que já compram e vendem produtos da agricultura familiar.

“A inovação tecnológica na área da comercialização para aproximar os produtores rurais e os consumidores também é outra importante conquista que o projeto está promovendo para a agricultura familiar e a sociedade capixaba”, afirmou. 

Mais sobre o projeto

Para adesão ao App, o projeto identificou os agricultores familiares situados nos municípios capixabas que fazem parte do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES), sendo eles: Viana, Cariacica, Guarapari, Castelo, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e Santa Maria de Jetibá.

Também foram identificados estabelecimentos comerciais alimentícios, como restaurantes, refeitórios empresariais, mercados, entre outros, que demandam maiores volumes de produtos agropecuários e que estão instalados em cidades com população urbana expressiva. O App “Feira na Palma da Mão” alcançou a participação de 50 propriedades rurais da agricultura familiar e 25 estabelecimentos comerciais. 

O projeto “Desenvolvimento de Metodologia de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) para o incentivo da venda direta dos produtos da agricultura familiar”, que teve a finalidade de desenvolver o aplicativo “Feira na Palma da Mão”, foi contemplado pelo Banco de Projetos da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) Edital 2020, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). A equipe técnica foi composta pelo coordenador do projeto, duas bolsistas, apoio de 12 servidores do Incaper dos municípios envolvidos, três técnicos contratados para o desenvolvimento do App e dois servidores da equipe de Tecnologia da Informação (TI) do Incaper. 

PORTAL SBN | ASCOM

Últimas da Bahia

Veja Mais +