“Acorda, Pedrinho”: conheça a história por trás do maior hit atual do Brasil

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

“Acorda, Pedrinho”: conheça a história por trás do maior hit atual do Brasil

Nesta sexta-feira (27/05/2022), a essa altura do “campeonato”, é improvável conseguir passar muito tempo nas mídias sociais sem cruzar, por ao menos 15 segundos, pelos versos desse hit.
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Nesta sexta-feira (27/05/2022), a essa altura do “campeonato”, é improvável conseguir passar muito tempo nas mídias sociais sem cruzar, por ao menos 15 segundos, pelos versos desse hit.

Seja em um TikTok, um reels ou stories do Instagram, a música “Acorda, Pedrinho”, neste momento, encabeça a lista de virais do Spotify no mundo inteiro e lidera as mais escutadas no Brasil pelo 15º dia seguido.

A trilha sonora não tem objeto definido. Pode servir de fundo para qualquer publicação, desde uma influencer se maquiando, um lance bonito de futebol, até mesmo um vídeo de uma cirurgia. O tal do “Pedrinho” é chamado a acordar, não importa a situação.

Os autores do viral são os integrantes da banda curitibana Jovem Dionísio. Autointitulados como uma “boy band de boteco”, a resposta para a maioria das perguntas que surgem desse sucesso está próxima do centro de Curitiba, no conhecido “bar do Dionísio”, que batiza o grupo.

A música, que também dá nome ao primeiro álbum deles, era até então uma piada interna entre eles, mas agora é a responsável por lotar a agenda da banda.

Em entrevista à CNN, os integrantes contam a história do grupo, explicam quem é o Pedrinho, por que ele precisa acordar e relatam como tem sido os últimos dias desde a explosão do hit.

Da amizade de infância ao bar do Dionísio
A Jovem Dionísio é formada pelo vocalista Bernardo Pasquali (Belni), o baixista Gustavo Karam, o tecladista Bernardo Hey (Ber Hey), o guitarrista Rafael Mendes (Fufa) e o baterista Gabriel Mendes (Mendão).

Os cinco são amigos de infância e estudavam juntos no mesmo colégio em Curitiba. Karam relembra que foi nessa época que começaram a tocar juntos, sob o nome “Huff”, mas o repertório se restringia a covers de outros artistas.

“A gente começou a tocar real mesmo quando todo mundo começou na faculdade”, relembra Ber Hey. Conforme eles começaram suas graduações pela PUC-PR, foram surgindo as apresentações em bares, festas e cervejadas.

Em 2019, decidiram que iriam lançar suas próprias músicas. Então, em abril daquele ano, durante o planejamento do que seria o primeiro EP da banda, “Dança Entre Casais”, eles decidiram rebatizar a banda.

Naquela época, Ber Hey relembra que começou a frequentar a Lanchonete Aquarius, no bairro curitibano de Juvevê, com os colegas de trabalho do escritório de advocacia, no qual fazia um estágio em Direito.

O local, mais conhecido como “bar do Dionísio”, por causa do nome do dono, passou a ser ponto de encontro para os colegas da banda. Ao decidir sobre qual nome adotariam para o lançamento do primeiro EP, resolveram homenagear o dono do bar preferido deles. Assim surge a “boy band de boteco”, Jovem Dionísio.

Dionísio atende clientes da Lanchonete Aquarius, em Curitiba, nesta quinta-feira (26), usando um boné da Jovem Dionísio. / Arquivo Pessoal
Sucesso durante a pandemia e remix “hétero top”
A Jovem Dionísio surge pouco menos de um ano antes da pandemia. Nesse período, os meninos lançaram uma série de singles solos e em parcerias com outros artistas da “Nova MPB”.

Um dos primeiros a ser divulgado foi “Pontos de Exclamação”, lançado em março de 2020, que mostrou um lado mais “pop de quarto” da banda, com letras intimistas e beats calmos.

A música foi um dos primeiros sucessos da Jovem Dionísio – ainda que muito menor do que “Acorda, Pedrinho” – e chegou a ganhar um remix “hétero top” do Vintage Culture e Future Class.

No ano seguinte, ao perceber que compartilhavam um público parecido nas plataformas de streaming, os curitibanos fizeram uma parceria com os cariocas do Gilsons. “Algum Ritmo”, que foi lançada acompanhada de um clipe, também trouxe boa repercussão para a banda.

O saldo final demonstrou um crescimento forte da Jovem Dionísio na pandemia. Somente no Spotify, a quantidade de ouvintes saltou de 20 mil para cerca de 1,5 milhão.

Ainda em 2021, eles decidiram começar a produção de seu álbum de estreia. Karam conta que, por conta da Covid-19, o primeiro disco foi feito ao longo de períodos de isolamento do grupo em uma fazenda do tio de um dos integrantes.

Primeiramente, foram feitos dois retiros de curta duração, cerca de uma semana, para a composição das músicas. “Todo dia a gente tinha que sair com algo próximo do que a gente queria que fosse a música. Levantamos umas 14 músicas”, relembra Karam.

Para a finalização da produção, a Jovem Dionísio passou um mês com os produtores do álbum e o diretor artístico da banda para aparar as arestas das músicas novas.

Foi assim que nasceu “Acorda, Pedrinho”, que, assim como o nome da banda, surge com uma homenagem referente ao bar do Dionísio.

Quem é o tão falado Pedrinho?
“O Pedrinho é um grande amigo nosso. Ele frequenta o bar [do Dionísio], já conhece a gente faz bastante tempo de lá. Sempre dá risada junto, joga sinuca junto”, conta Karam.

O senhor, com seus 60 e poucos anos, é conhecido pelos frequentadores do local pelo hábito de tirar um cochilo sentado em uma mesa do bar.

“Ele encosta na mesinha dele, no cantinho dele e dá uma cochiladinha sentado no bar”, explica Karam. “Toma uma cerveja, outra, dorme, acorda e volta”, complementa Belni.

Eles explicam que seus amigos do bar do Dionísio são mais velhos, e os cochilos de Pedrinho são uma piada interna já antiga entre todo mundo.

No perfil do “bar do Dionísio” na plataforma Foursquare, existe um registro de 2013, que já mostrava Pedrinho dormindo. “Aniversário do Pedrinho, mas ele não aguentou!”, escrevia o post.

Pedrinho (esq.), com a camiseta da Jovem Dionísio, e Dionisio (dir.), com o boné da banda, na Lanchonete Aquarius, em Curitiba. / Arquivo Pessoal
“O Pedrinho é um mascotinho de todo mundo. Todo mundo ama o Pedrinho”, afirma Belni.

A parte da letra que fala “hoje tem campeonato” é uma referência às frequentes disputas que acontecem na mesa de sinuca do bar do Dionísio.

Praticamente em uníssono, Belni, Karam e Ber Hey dizem: “Pedrinho é bom de sinuca!”

“Se tiver valendo uma cerveja ali, aí ele ganha sem dançar”, brinca Ber Hey.

“Ele conhece cada desnível daquela mesa ali como ninguém. Tem uma caçapa que você nunca deve tentar jogar nela, porque é só para quem sabe [Risos]”, acrescenta Karam.

Lançamento do álbum e o hit “Acorda, Pedrinho”
No dia 24 de março deste ano, a Jovem Dionísio divulgou seu álbum de estreia: “Acorda, Pedrinho”.

O evento de lançamento aconteceu em Curitiba no único local possível, uma festa com sinuca, churrasco e champanhe no bar do Dionísio (fotos abaixo).

“A gente postou no Instagram que o disco iria sair. Um monte de gente foi pra lá. O Pedrinho estava lá, o Dionísio estava lá, a gente comemorou com os nossos amigos. Pegamos uma caixa de som, deixamos as músicas do disco tocando, e ficamos bebendo e dançando”, relembra Belni.

Naquele momento de lançamento, ninguém da banda imaginava o que estava por vir em cerca de dois meses. Karam relembra que foi no feriado do Dia das Mães, em 8 de maio, por meio de um primo seu, que teve a primeira pista do sucesso no TikTok.

“Ele veio me falar que tinha estourado no TikTok, mas eu fui lá ver e tinha, tipo, uns 200 vídeos. Fiquei ‘ué, cadê?’, mas acho que ele deve ter reparado que subiu rápido a quantidade”, conta.

Poucos dias depois, os números já começaram a crescer exponencialmente. A CNN pode relatar esse crescimento nos últimos dias.

No Spotify, a plataforma de streaming musical mais usada do mundo, a Jovem Dionísio lidera pelo 15º dia seguido a lista de músicas mais escutadas no Brasil. Além disso, na playlist que ranqueia as músicas mais viralizadas, desde quarta (25), “Acorda, Pedrinho” está no topo.

“Acorda, Pedrinho” lidera o ranking do Spotify de músicas viralizadas no mundo inteiro / Reprodução
Os reels do Instagram são a melhor representação do fenômeno. Enquanto na quarta (25), existiam cerca de 191 mil publicações na plataforma com a trilha sonora da Jovem Dionísio, nesta sexta-feira (27), o número já é 327 mil. Algumas das publicações, feitas por influencers, acumulam milhões de visualizações.

Já no TikTok, a quantidade de vídeos criados com “Acorda, Pedrinho” de fundo saltou de 211,3 mil na quarta (25), para 266,6 mil nesta sexta-feira (27).

Os usos mais inusitados dos vídeos também foram uma surpresa para os integrantes. Enquanto influenciadores usam a música para mostrar a maquiagem antes da festa, e os boleiros mostram seus lances mais bonitos, Karam lembra que ficou assustado quando “viu um cirurgião de joelho postando”.

“O do cirurgião me pegou, cara. [Risos] Foi um cara que operou meu primo! Aí meu primo me mostrou um vídeo de cirurgia que ele postou e falou: ‘Cara, olha a música que ele botou.’. E era um tipo mostrando mesmo como era a cirurgia”, disse.

Banda curitibana Jovem Dionísio em ensaio fotográfico para o lançamento do álbum “Acorda, Pedrinho” / Sofia Romani / Reprodução
Belni pontua que o sucesso nas redes sociais foi uma completa surpresa pra banda. “A gente não sacava de TikTok quando fez ‘Acorda, Pedrinho’. Eu nunca tinha visto um TikTok na minha vida. Sabia o que era, mas não sacava”, conta.

“Agora, a gente começou a ficar mais focado e entendendo o que rola ali dentro. Até encarregamos o Mendão como ‘setor de TikTok’ da banda [risos], ele tem feito uns vídeos por lá”, explica Karam.

“Agora a gente tá preocupado com o nosso som no palco”
O sucesso de “Acorda, Pedrinho” parece não pressionar em nada os integrantes a tentar emplacar outro hit nas redes sociais. “A gente faz música que nos agrada. Não faria jamais uma música tentando fazer ela viralizar no TikTok”, diz Karam.

Belni explica que a prioridade deles, no momento, é ensaiar o show para entregar as músicas do álbum da melhor forma possível ao vivo.

Oportunidade para vê-los ao vivo não faltará. Eles já têm apresentações marcadas até ao menos dezembro, incluindo grandes festivais, como Primavera Sound, em São Paulo.

Shows em outras capitais, como Fortaleza, Manaus, Belém, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte e Rio de Janeiro também já estão confirmados.

“A gente já fez um show em Curitiba, que foi o começo da turnê do álbum. Assim que a gente acabar a entrevista, a gente já está com todo mundo esperando para sentar e falar do show. Qual música funcionou? Alguma tem que pegar mais pesado? E qual não ficou boa?”, conta o vocalista.

“Agora nosso foco é sair fazendo show, e a gente quer arrebentar tudo. Esse é o nosso foco”, acrescenta.

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