Yago Dora mira feito inédito no surfe mundial

Yago Dora está muito perto de um feito histórico para o surfe brasileiro. Com o segundo lugar na etapa de Jeffreys Bay, na África do Sul, o catarinense garantiu sua vaga no WSL Finals 2025, que acontece entre 27 de agosto e 4 de setembro, nas Ilhas Fiji. Líder do ranking com 51.430 pontos, ele pode chegar à decisão como número 1, posição que, com a nova regra da Liga Mundial de Surfe (WSL), o colocaria a apenas uma bateria do título mundial.
Para manter a liderança, Yago precisa chegar à semifinal da última etapa da temporada regular, em Teahupoo, no Taiti, entre 7 e 16 de agosto. Caso isso ocorra, não poderá mais ser ultrapassado por seus únicos concorrentes diretos: Jordy Smith e Kanoa Igarashi. O brasileiro leva vantagem no Taiti por ser goofy-footer, base que favorece o surfe nas ondas tubulares da região.
Se conquistar o título, Dora será o quinto brasileiro a alcançar o topo do surfe mundial. Em sua temporada mais consistente na elite, o atleta destaca o amadurecimento como chave para o bom desempenho. “Me sinto mais preparado técnica e mentalmente. Quanto maior o desafio, mais eu cresço”, afirmou.
Portal SBN | Com informações | O Globo