Vitória: Cmei em São Pedro recebe estudantes de Linhares e realiza oficinas temáticas
Respeito, troca de experiências, valorização da cultura afro-brasileira e envolvimento da comunidade escolar.Nesta sexta-feira (04), o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Gilda de Athayde Ramos, que fica em São Pedro, recebeu aproximadamente 40 estudantes e três professores da EEEFM Polivalente de Linhares I, para um encontro entre os projetos "Negro Sou", da escola do norte do estado, e "Literatura Infantil: Ler, Contar e Brincar", do Cmei de Vitória.
Com participação ativa das famílias da comunidade escolar, que fizeram questão de comparecer em grande número, foram realizadas oficinas temáticas de turbante, pintura tribal e de boneca abayomi, em momentos que ficaram marcados por muita alegria, diversão e aprendizado coletivo. Também foram realizadas apresentações pelas crianças e uma roda de conversa.
"Foi uma honra para nós receber os estudantes da EEEFM Polivalente de Linhares e também a nossa comunidade, que participou ativamente e compareceu em grande número, para uma atividade integradora que trabalhou conceitos de valorização da cultura afro-brasileira, respeito e educação antiracista", ressaltou a diretora do Cmei, Darsônia Almeida.
Ana Paulla Almeida, professora da escola de Linhares que esteve acompanhando a turma, ficou encantada com a presença das famílias. "Estou muito feliz em ver esse grande número de pais presentes, a comunidade faz muita diferença em ações como essa, e reverbera no nosso coração e nos faz acreditar que estamos no caminho certo", destacou.
Quem também fez questão de acompanhar a atividade foi a secretária de Educação, Juliana Rohsner. A gestora interagiu com as crianças e famílias e ficou encantada com a proposta da atividade. "Fiquei encantada com as oficinas e toda essa integração com a comunidade e os estudantes de Linhares. É bonito ver as famílias se fazendo presentes, prestigiando ações do Cmei e vivendo momentos únicos que ficam marcados na memória das crianças, e tudo isso a partir de um tema tão importante. Uma educação antirracista é fundamental para a construção de uma sociedade mais igualitária, garantindo também o direito à educação de qualidade a todos os indivíduos", frisou.
Comunidade presente
Para Juliana Moreira, mãe de Isabella Vitoria do grupo 5, a ação trouxe ensinamentos de grande valia para as crianças, além de oferecer um momento afetivo e alegre com os pequenos. "Gostei! Muito interessante, acho que ajuda muito no desenvolvimento das crianças, deixou elas alegres e curiosas com o tema. É muito importante trabalhar essa conscientização desde os primeiros anos", afirma.
Já as pequenas Valentina e Mirela, do grupo 6, contam que aproveitaram a tarde para se divertir e que gostaram muito das oficinas. "O pessoal que veio nos visitar é muito legal! São divertidos e brincaram com a gente. Foi um dia muito legal. Gostei muito do início lá no pátio também, com as apresentações", disseram.
Portal SBN | Luis Oliveira