Suzano firma parceria com Greenway e Vipal Borrachas para comercialização de lignina kraft no Brasil
Biomaterial da Suzano é uma alternativa renovável, proveniente do eucalipto, para a substituição de antioxidante fóssil no segmento de elastômerosA Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, anuncia parceria inédita com a Greenway, divisão de negócios sustentáveis da CYA, uma das maiores distribuidoras de produtos químicos do Brasil, para a comercialização de lignina kraft no mercado nacional. Conhecida anteriormente como Ligflex e de origem renovável, a Ecolig da Suzano pode ser utilizada como antioxidante natural em diversas aplicações, como correias transportadoras, solados de borracha, produtos para reforma de pneus, mangueiras e demais artefatos de borracha.
A Ecolig é oriunda de florestas plantadas de eucalipto sob manejo florestal responsável e é 100% certificada por instituições reconhecidas nacionalmente e internacionalmente, o que comprova a sustentabilidade do produto. A lignina kraft da Suzano possui múltiplas funcionalidades químicas e versatilidade para diferentes aplicações, possuindo alto potencial antioxidante, de absorção de radiação UV e propriedade ligante, o que permite que a tecnologia possa ser utilizada também em adesivos, materiais de carbono, termoplásticos, entre outros.
O biomaterial da Suzano será comercializado pela Greenway, distribuidora com expertise no desenvolvimento e venda de matérias-primas e insumos sustentáveis para a indústria da transformação de polímeros. Desde o início da parceria com a Suzano, a Greenway vem dedicando
esforços de P&D e assistência técnica conjunta com a companhia para auxiliar os clientes na complexa atividade de substituição de antioxidantes de base petroquímica tradicionais pela Ecolig.
O produto já está disponível comercialmente e, recentemente, as empresas fecharam uma nova parceria com a Vipal Borrachas, líder em reforma de pneus de carga na América Latina e uma das companhias com maior capacidade produtiva do mundo, que utilizará a lignina kraft como uma opção sustentável para a substituição do antioxidante de origem fóssil.
Além de homologar o Greenlig, a Vipal tem relação direta com o desenvolvimento da lignina para a aplicação na indústria de borrachas. Em 2017, a companhia e a Suzano, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, iniciaram estudos sobre o comportamento da lignina como antioxidante a fim de buscar alternativas mais sustentáveis e promissoras para substituir fontes fósseis. Destes estudos, resultou a solução que agora está sendo adotada pela própria Vipal.
“A Vipal Borrachas passou a utilizar em seus produtos de reforma de pneus o Greenlig FR, antioxidante feito à base de lignina kraft fornecido pela Greenway e produzido pela Suzano. Além disso, a Vipal tem participação no desenvolvimento desta matéria-prima em seus primeiros estudos, há seis anos. Pudemos acompanhar a evolução deste trabalho, o que nos permite uma avaliação segura da função protetiva da lignina em compostos de borracha para fabricação de produtos para reforma de pneus, bem como da contribuição do antioxidante para um menor impacto ambiental”, explica Rodemir Conte, Gerente de Engenharia de Produtos e Processos da Vipal.
“Esta parceria com a Suzano e Vipal é um reconhecimento ao trabalho pioneiro da CYA ao criar a Greenway, unidade de negócio com foco na distribuição de insumos de fontes sustentáveis. A Ecolig, excelente antioxidante natural, qualifica ainda mais o portfólio da nossa empresa, formado por elastômeros, ativadores de vulcanização, auxiliares de processo, resinas e óleos, todos de origem sustentável”, declara Henrique Brito, Cofundador da Greenway.
A iniciativa está alinhada ao compromisso da Suzano de disponibilizar, até 2030, 10 milhões de toneladas de produtos de origem renovável para substituir produtos derivados do petróleo. “Nós vemos uma crescente necessidade das indústrias e da sociedade por produtos sustentáveis, e entendemos que, como um negócio que nasce da árvore, matéria-prima renovável, temos muito a contribuir com essa demanda, sendo a lignina uma das nossas soluções inovadoras na substituição de produtos de origem fóssil”, afirma Ananda Sá Dias, Gerente de Novos Negócios da Suzano.
A Suzano é a primeira fabricante de lignina kraft de eucalipto certificado do mundo e já comercializa em países como Estados Unidos, Japão e Argentina, além do Brasil. Mais informações sobre a lignina kraft Suzano estão disponíveis em https://www.suzanoecolig.com.br/#contato.
PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS