Seis coisas mais sujas que um vaso sanitário e que muitos levam à boca

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Seis coisas mais sujas que um vaso sanitário e que muitos levam à boca

O Portal 6 reuniu uma lista:
Saúde - Bactérias

Num vaso sanitário, estima-se que estejam cerca de 480 mil bactérias por centímetro quadrado, um número que não chega nem perto do que encontra em outros objetos que, direta ou indiretamente, já estiveram na sua boca.

O Portal 6 reuniu uma lista:

1- Escova de dentes;

Colocar a escova em um potinho no banheiro não é o ideal. “Quando você dá descarga, milhões de bactérias que estavam no vaso sanitário se espalham”, diz Luciano Dib, cirurgião-dentista. Por isso, é comum encontrar bactérias típicas do bolo fecal em escovas de dente.

Por isso, é importante guardar a escova de dente com capinhas protetoras ou deixar em um armário limpo, de modo que ela não esteja exposta a pó. Outra dica é lavar as mãos antes de usar a escova.

2- Tábuas de corte;

Uma pesquisa da Faculdade Veris, de Campinas (SP), apontou que tábuas de corte usadas no preparo de alimentos têm altos índices de contaminação. A microbiologista Rosana Siqueira avaliou 24 diferentes materiais, como vidro, madeira e plástico.

Recomendações
A pesquisadora recomenda que a tábua deve ser jogada fora quando apresentar muitos sulcos causados pelo corte da faca e a coloração dela estiver escura.

Uma recomendação dos pesquisadores é não guardar a tábua ainda úmida, já que isso facilita a multiplicação das bactérias. A produzida em vidro, que seca mais rapidamente, é a mais indicada.

3- Reservatório de água da máquina do café;

Um estudo publicado no jornal Scientific Reports, de um grupo de microbiologistas da Universidade de Valência, em Espanha, analisou os reservatórios das cápsulas usadas e dos resquícios de café de dez máquinas do tipo cápsula. Verificaram, então, que existiam entre 35 a 67 géneros de bactérias diferentes nos reservatórios de cada uma das máquinas, incluindo estirpes patogénicas, ou seja, bactérias nocivas para a nossa saúde.

4- Xícara de café;

“A esponja provavelmente tem a maior contagem de bactérias entre todas as coisas em um escritório”, disse o especialista. Entre lavar a caneca com ela e deixá-la com a sobra do café do dia anterior, é melhor abrir mão da higiene.

Caso você ainda faça questão de lavá-la todo dia, a orientação de Starke é clara: use sua própria esponja. Ou então pegue a esponja molhada e a esquente no microondas por 2 minutos antes de usá-la, isso mata os micróbios que podem te fazer mal.

5- Esponja de lavar a louça;

esponja de lavar louça, que às vezes é utilizada também na limpeza e em outros afazeres domésticos, fica em contato direto com os germes e bactérias contidos na pia. No momento em que a pessoa pega a esponja para lavar, é contaminada pelos milhares de micro-organismos contidos nela. Como o uso é frequente, essas bactérias se espalham pelo corpo sem que possamos perceber, o que pode deixar o organismo mais suscetível à contração de doenças.

6- Brinquedos.

Os pesquisadores salientaram que estas bactérias costumam estar presente no ser humano e tendem a ser inofensivas, portanto, não é necessário impedir as crianças de utilizarem o brinquedo, mas é importante se preocupar com a higiene dos locais em que elas brincam.

PORTAL SBN

Últimas da Bahia

Veja Mais +