Secretário da Casa Civil do governo Casagrande Davi Diniz é escolhido novo conselheiro do Tribunal de Contas do ES
Foi apoiado por 26 dos 28 deputados presentes na votação na Assembleia Legislativa
Em votação secreta na tarde desta segunda-feira (4), na Assembleia Legislativa, o secretário de Estado da Casa Civil, Davi Diniz, foi escolhido para ocupar uma cadeira no Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES). O futuro conselheiro recebeu o apoio de 26, dos 28 deputados estaduais presentes no plenário. Único candidato na disputa ao cargo, Davi Diniz acompanhou a sessão de perto, direto da Casa de Leis.
Convidado a falar, Davi Diniz subiu à tribuna da Casa e fez um breve discurso de agradecimento. “Hoje, depois de muita luta, muito trabalho, realizo um sonho. São 16 anos de trabalho no serviço público e, agora, é a concretização de um sonho maior. Gostaria de agradecer a condução de todo o processo na Assembleia. Vou honrar este voto, esta confiança, e continuar trabalhando duro, sendo justo, para cada vez mais melhorar a vida da população.”
A votação secreta é uma novidade desta eleição. Os parlamentares indicaram a sua preferência em uma cédula de papel, em sala separada no plenário Dirceu Cardoso, e a depositaram numa urna. Até então, a votação era aberta e nominal. Antes de iniciar a eleição, o presidente da Assembleia, Marcelo Santos (Podemos), orientou os deputados a não informar o seu voto até a proclamação do resultado.
O deputado Theodorico Ferraço (PP) foi o único autorizado a estar na sessão on-line, mas, pelo fato de o voto ter que ser secreto, não pôde participar da votação. Ele, entretanto, já tinha manifestado apoio ao nome de Diniz no ato da inscrição da candidatura. Durante a eleição, Marcelo Santos lembrou que a mudança no regimento, que instituiu o voto secreto para escolha de conselheiro do TCES, foi adotada por iniciativa do próprio Theodorico, quando presidia a Casa, seguindo um rito estabelecido em outras Assembleias pelo país.
Portal SBN