Secretaria de Saúde de Linhares inicia entrega de canetas reutilizáveis de insulina para pacientes com diabetes

A medida faz parte da estratégia nacional de qualificação do cuidado ao paciente diabético e está sendo implementada de forma escalonada em todo o país
A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, iniciou a entrega das novas canetas reutilizáveis de insulina (NPH e Regular) para pacientes com diabetes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medida faz parte da estratégia nacional de qualificação do cuidado ao paciente diabético e está sendo implementada de forma escalonada em todo o país.
A distribuição das canetas representa um avanço significativo no tratamento da doença, oferecendo mais conforto e segurança. Diferentemente das canetas descartáveis utilizadas anteriormente, o novo dispositivo é reutilizável por até três anos e funciona com refis (tubetes) de insulina, permitindo um controle mais preciso da dosagem e promovendo maior adesão ao tratamento.
A distribuição das novas canetas ocorre na Farmácia Básica Municipal, localizada na Avenida Vitória, no centro de Linhares, de segunda a sexta feira das 7h às 18h e aos sábados das 7h às 13h, com apresentação de documento oficial com foto, cartão SUS e receita médica atualizada.
A rede municipal de saúde de Linhares atende mensalmente média de 1.159 pacientes e são atendidos 5.511 frascos/refis de insulinas dos tipos NPH e Regular. De janeiro a julho de 2025, já foram dispensados 23.543 frascos/refis.
Entre os benefícios das novas canetas estão a precisão na dosagem, com regulagem entre 1 e 60 unidades, o conforto e a segurança na aplicação, o menor risco de contaminação, a redução do volume de resíduos — o que contribui para a sustentabilidade ambiental — e a melhora na adesão ao tratamento, especialmente por parte de crianças e idosos.
Andréia Néspoli Vilaça, Diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica, destaca que a implantação das novas canetas reutilizáveis representa um passo importante na qualificação do cuidado à pessoa com diabetes no município.
“Estamos garantindo mais dignidade e qualidade de vida aos pacientes com diabetes, principalmente àqueles que mais precisam. A adoção das canetas reutilizáveis é um grande avanço na segurança, na humanização do cuidado em diabetes e na sustentabilidade do meio ambiente. Com informação e orientação, todas as pessoas com diabetes podem utilizá-las de forma segura e eficiente”, enfatizou.
A orientação quanto ao uso correto das canetas, ao armazenamento da insulina e ao descarte adequado dos insumos é realizada no ato da entrega por profissionais de saúde capacitados, garantindo que os pacientes e seus cuidadores recebam todas as informações necessárias para o uso eficiente do novo dispositivo.
Quem já recebeu a caneta reutilizável, receberá mensalmente apenas o refil de insulina para a aplicação.
Diabetes
A diabete é uma doença crônica onde o paciente apresenta altos níveis de glicose no sangue. O organismo não consegue produzir insulina ou produz uma quantidade insuficiente. A falta de insulina ou a incapacidade das células em responder à insulina leva a altos níveis de glicose no sangue, ou hiperglicemia, que é a causa do diabetes.
A doença pode ser classificada em três tipos: Tipo 1, Tipo 2 e Diabetes Gestacional (DMG).
O diagnóstico para diabetes e tratamento é realizado nas Unidades Básicas de Saúde de forma gratuita.
PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS