São Gabriel da Palha se destaca no combate ao mosquito da dengue com uso de ovitrampas

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

São Gabriel da Palha se destaca no combate ao mosquito da dengue com uso de ovitrampas

Saúde - São Gabriel Da Palha

São Gabriel da Palha vem ganhando destaque no Espírito Santo pelas ações de prevenção e combate à dengue. O município adotou as ovitrampas, armadilhas que auxiliam no monitoramento e no controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

As ovitrampas são instaladas em pontos estratégicos para capturar os ovos do mosquito da dengue, permitindo que a equipe de vigilância em saúde identifique rapidamente as áreas com maior risco de infestação e intensifique as ações preventivas. Essas armadilhas são simples: recipientes escuros com água e palhetas de madeira, que imitam criadouros ideais para que o mosquito deposite seus ovos. A partir da análise desse material, é possível mapear os focos de maior infestação e direcionar, com precisão, as medidas de controle, como bloqueio químico, visita domiciliar e mutirão de limpeza.

A prefeitura mantém campanhas educativas e realiza visitas periódicas aos bairros, orientando sobre a importância da prevenção. "As ovitrampas ajudam a salvar vidas, mas o combate ao mosquito da dengue começa em casa. Elimine focos de água parada, receba os agentes de saúde e faça parte desta luta", reforça a secretaria de saúde do município.

Portal SBN | Lucas Queiroz

Últimas da Bahia

Veja Mais +