Projeto leva arte do grafite para escola do sistema prisional
Projeto leva arte do grafite para escola do sistema prisionalUm projeto voluntário desenvolvido na Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV) tem levado a arte das ruas para dentro da unidade prisional. Nas paredes que dão acesso às salas de aula da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Cora Coralina, frequentadas por internos da unidade, imagens de figuras históricas como Nelson Mandela e da poetisa Cora Coralina, que dá nome à escola, ganham forma.
A ação de grafite acontece desde o início de março e está integrada à disciplina de Artes, que integra o currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ofertada na Escola Cora Coralina. A proposta do projeto é mostrar a expressão do grafite e promover um ambiente mais próximo do espaço escolar.
“É consenso que a educação é uma das ferramentas mais potentes para a diminuição do crime e para a inserção social. Nesse sentido, a ideia de colocar um grafite no ambiente escolar da unidade é a de promover um ambiente mais próximo de uma escola tradicional, para que o aluno se conecte mais com a educação, mesmo dentro de um presídio”, destacou o grafiteiro Vinicius Bianchi, que realiza o trabalho voluntário na unidade.
Ele acrescentou que o grafite traz diversas histórias de pessoas dos guetos, sem expressão social ou recursos monetários. “Mas que conseguiram por meio dessa expressão artística demonstrar as suas angustias pessoais e sociais e, desta forma, conseguiram ganhar notoriedade e até viver dessa arte”, disse Bianchi.
Nesta quarta-feira (12), o trabalho de finalização das pinturas vai contar com a participação de internos. O diretor da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha, José Franco Morais Junior, salientou que o projeto auxilia nas ações de educação desenvolvidas na unidade.
“Entendemos que a educação é uma importante ferramenta para a ressocialização do preso e a transformação do indivíduo. Como parte da disciplina de Artes, eles terão a oportunidade de participar da construção desse novo espaço escolar, a partir do conhecimento da técnica do grafite. Eles serão inseridos nesse processo de transformação e construção de um novo ambiente de ensino”, ressaltou Franco.
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