Projeto ‘João Bananeira: Cultura Viva’ faz sua quinta apresentação, em Cariacica

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Projeto ‘João Bananeira: Cultura Viva’ faz sua quinta apresentação, em Cariacica

Cultura - Es

Acontece nesta segunda-feira (21/10) a quinta apresentação do Projeto ‘João Bananeira: Cultura Viva’, que tem como objetivo promover a difusão do ícone do Carnaval de Congo de Máscaras de Cariacica, o personagem João Bananeira, Patrimônio Imaterial da cultura de Cariacica.. A apresentação será na Associação Reame, em Cruzeiro do Sul – Cariacica, a partir das 18 horas.

O Projeto será desenvolvido em três escolas públicas de Ensinos Infantil e Fundamental e em duas Instituições Filantrópicas do município, por meio de apresentações culturais, palestras e oficinas a serem realizadas com o intuito de promover condições de reprodução, manutenção, continuidade, promoção e reconhecimento da importância do personagem para a cultura do Congo Capixaba, reafirmando a identidade regional do congo cariaciquense.

De modo geral, as atividades culturais do Projeto, além de promoverem a interlocução e prática dos saberes tradicionais entre as novas gerações, possibilitam a ampliação do repertório cultural de alunos e professores das escolas públicas, fomentam o engajamento com a cultura, bem como fortalecem a cultura como fator de desenvolvimento social e econômico e empoderamento comunitário.

Para a produtora Christine Avelar, este projeto possibilitou que várias crianças, adolescentes e seus professores pudessem conhecer e se encantar pelo personagem João Bananeira, incentivando novas práticas pedagógicas que valorizam a cultura de Cariacica.

Já o artista cariaciquense que dá vida ao personagem, Alfredo Godô, fala sobre seu contentamento em realizar o projeto. “Quando o poder público investe na cultura do seu povo, proporciona que valores e tradições antigas sejam perpassados através das gerações. Segunda-feira faremos nossa quinta apresentação deste projeto e o sentimento é de extrema satisfação e felicidade por contribuir com a alegria e o desenvolvimento cultural da minha cidade”.

O espetáculo é realizado com recursos do Edital 04/2022 dentro da categoria Valorização das Culturas Tradicionais, do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult), do Governo do Estado.

PORTAL  SBN 

Últimas da Bahia

Veja Mais +