Prefeitura e Sebrae-ES se reúnem com trabalhadores de usina de triagem de resíduos de Linhares

A secretaria municipal de Meio Ambiente de Linhares, em parceria com o Sebrae-ES, se reuniu com os trabalhadores da usina de Triagem de Resíduos Sólidos do município, localizada no bairro Aviso. O objetivo é potencializar a capacidade de produção da usina.
O Sebrae-ES elaborou metas para o ano de 2025. Durante a reunião, todas foram apresentadas aos catadores, entre elas, a realização de oficinas com profissionais técnicos.
A ideia é aprimorar os processos da coleta seletiva e reciclagem, uma vez que a reciclagem além de reduzir a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários, favorece uma atividade rentável gerando novos postos de trabalho, além de ações de estruturação da associação.
O programa Pró Catadores é um programa do Sebrae-ES que visa contribuir para a melhoria no funcionamento das associações de catadores de materiais recicláveis. “Para isso é feito um levantamento da situação atual que possibilite fazer um plano de trabalho para a associação. O plano contém ações voltadas para a gestão, aspectos legais e a organização da associação, com melhorias na convivência, qualidade e produtividade das equipes de trabalho” lembrou Heleno Mariani Gonzalez, consultor externo do Sebrae-ES.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Tiago Magalhães, enfatizou a importância da modernização dos trabalhos dos catadores, buscando uma reciclagem mais sustentável.
“Será formado um grupo de trabalho para identificar formas para melhorar a estrutura física e a aquisição de novas máquinas na usina. As ações visam aumentar o lucro e, assim, incluir outras famílias no projeto de reciclagem. Seguimos firmes no compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável em nossa cidade", afirmou.
PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS