Prefeitura de Jaguaré convoca reunião emergencial para intensificar combate à dengue

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Prefeitura de Jaguaré convoca reunião emergencial para intensificar combate à dengue

Jaguaré - Dengue

Diante do crescimento preocupante nos casos de dengue, a Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Superintendência Regional de Saúde, realizará na próxima semana uma reunião emergencial para definir novas estratégias de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O encontro contará com a presença da secretária de Saúde, Itatiane Lana Carvalho, e de representantes de diversas pastas do município: o secretário de Obras, Elieser Biancardi; o secretário de Planejamento Urbano, Robson Grobério; a secretária de Educação, Cida Costalonga; o secretário de Transportes, Olávio Bernardo; e o diretor do SAAE, Valmir Cristo.

Ações já em andamento

Segundo a secretária Itatiane Carvalho, além do aumento no número de agentes de endemias nas áreas mais afetadas, a Prefeitura tem utilizado o carro fumacê em regiões com focos do mosquito e prepara mutirões de limpeza urbana em parceria com outras secretarias.

Nós aumentamos as ações de monitoramento dos agentes de endemias nas áreas com maior número de casos, estamos utilizando o carro fumacê nas áreas onde foram encontrados focos do mosquito e, em parceria com a limpeza urbana, estamos preparando mutirões de limpeza nas áreas urbanas”, destacou a secretária.

Números preocupam

Dados da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde mostram um crescimento expressivo no número de casos confirmados nos primeiros quatro meses de 2025. O bairro Seac lidera com 221 notificações de dengue, seguido por Centro (46), Irmã Tereza (37), Boa Vista (23), Clubinho (19), Palmital (18) e Água Limpa (17). No mesmo período, também foram registrados 93 casos de chikungunya.

Ajuda da população é essencial

A Prefeitura reforça a importância da participação da população no combate ao mosquito. A principal forma de prevenção é eliminar locais com água parada, onde o Aedes aegypti se reproduz. Entre as medidas simples que todos podem adotar estão:

  • Tampar caixas d’água e tonéis
  • Manter garrafas viradas para baixo
  • Não acumular lixo em terrenos baldios
  • Limpar ralos, calhas e vasos de plantas com frequência

A mobilização do poder público e da comunidade é considerada essencial para conter o avanço das doenças transmitidas pelo mosquito. Jaguaré se une em uma força-tarefa para proteger a saúde da população.

Portal SBN

Últimas da Bahia

Veja Mais +