Prefeitura de Jaguaré adota medidas para conscientizar usuários sobre faltas nos agendamentos de saúde

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Prefeitura de Jaguaré adota medidas para conscientizar usuários sobre faltas nos agendamentos de saúde

Jaguaré - Conscientização

A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre novas orientações para o agendamento de consultas e o transporte médico. A partir de agora, os pacientes deverão realizar o agendamento com no mínimo dois dias úteis de antecedência, exceto em casos excepcionais. A medida visa otimizar os serviços e garantir que mais pessoas possam ser atendidas de forma eficiente.

A Secretaria de Saúde destaca que, em caso de falta no agendamento do transporte, o paciente será bloqueado no sistema por 30 dias. Além disso, as passagens para os serviços de transporte deverão ser solicitadas com dois dias de antecedência. Essa mudança busca organizar melhor a demanda e evitar que o atendimento aos pacientes seja prejudicado.

Impacto das Faltas no Sistema de Agendamentos

A Secretaria reforça que todos os serviços oferecidos são gratuitos e que a demanda sempre supera a oferta de atendimentos. Quando um paciente falta sem aviso prévio, outro que aguarda na fila de espera acaba sendo prejudicado, atrasando os tratamentos de quem realmente necessita. Para evitar bloqueios, a Prefeitura solicita que o paciente que não puder comparecer à consulta ou ao transporte, apresente uma justificativa adequada, como atestado médico ou certidão de óbito, nos casos de falecimento de familiares.

Número de Faltas em 2024 Preocupa o Sistema de Saúde

Em 2024, Jaguaré registrou 1.977 faltas no transporte da saúde, um número alarmante que compromete a eficiência do sistema de agendamentos e prejudica aqueles que dependem do transporte para realizar tratamentos médicos em outros municípios. A Secretaria de Saúde reforça que a colaboração dos pacientes é fundamental para garantir que todos recebam o atendimento necessário e, assim, a eficiência do sistema seja mantida.

Portal SBN

Últimas da Bahia

Veja Mais +