Novos títulos indígenas ganham destaque no Caju de Leitores 2025

Festival Caju de Leitores 2025 destaca literatura indígena com lançamentos e bate-papo editorial
A 4ª edição do Festival Caju de Leitores acontece de 2 a 5 de setembro na Aldeia Xandó, Território Indígena Barra Velha, em Porto Seguro (BA), com uma programação dedicada à valorização das vozes originárias na literatura brasileira. Com o tema “A Voz da Terra”, o evento reúne autores, educadores e lideranças indígenas de diversas regiões do país em atividades gratuitas e abertas ao público, das 9h às 18h.
Entre os destaques desta edição está a parceria com a Terra Redonda Editora, que marca o lançamento da Coleção Biografias Ancestrais. A iniciativa visa ampliar a produção de literatura indígena e estreia com três obras: A saga do Cacique Galdino e seu povo Pataxó Hãhãhãe e João de Barro, ambas de Thyrry Yatso e reunidas em um único volume, além de Memórias de Caraíva, de Valdemy Sisnande Vieira.
Outros títulos inéditos também serão lançados durante o festival, incluindo Saberes Indígenas: considerações ancestrais para o futuro da Educação Infantil, organizado por Auritha Tabajara, Claudia Castilho e Kathia Castilho (Editora Estação de Letras e Cores); As duas Mihs e a missão ancestral, de Mihai Pataxó com Mônica Bello e Ibiraiaras Pataxó (Terra Redonda Editora); Histórias de Mãe Joana, de Sairi Pataxó (Terra Redonda Editora); e A terapia realinhou meus astros, de Tatiana Brasileiro (Donina Editora).
Na quinta-feira, 4 de setembro, pela manhã, o jornalista, sociólogo e poeta Sérgio Alli, da Terra Redonda Editora, conduz o bate-papo “Da Ideia à Impressão: Caminhos da Publicação Literária”. O encontro será voltado para autores indígenas e interessados no processo editorial, com o objetivo de compartilhar experiências e apresentar possibilidades concretas para o fomento da literatura originária.
Os lançamentos acontecerão nos palcos Maria Coruja e Cacique Sabará, dentro da Oca Tururim, e contarão com sessões de autógrafos, rodas de conversa e apresentações culturais.
Mais informações sobre o Festival CAJU de Leitores 2025 estão disponíveis no site www.cajuleitores.com.br e nas redes sociais oficiais (@cajuleitores).
O Festival Caju de Leitores é uma realização da Savá Cultural, com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal. Conta com patrocínio via Lei Rouanet da Neoenergia Coelba, Instituto Neoenergia e Itaú; e com patrocínio da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Seguro, por meio da Superintendência de Cultura. Tem ainda parceria acadêmica da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e reúne uma rede de parceiros locais, incluindo pousadas, comércios, instituições comunitárias e escolas da região.
PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS