Novas eleições em Itapemirim no ES para escolher o novo prefeito e seu respectivo vice acontece hoje

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Novas eleições em Itapemirim no ES para escolher o novo prefeito e seu respectivo vice acontece hoje

Três candidatos disputam a prefeitura da cidade do Sul do ES
Política - Eleições Suplementar

Desde as 7h deste domingo (05/06/2022), os eleitores de Itapemirim, cidade ao Sul do Espírito Santo, comparecem às urnas para escolher o novo prefeito e seu respectivo vice. A eleição suplementar será realizada até as 17h. A votação ocorre após a cassação do então prefeito, Thiago Peçanha, e do vice, Nilton Santos. Sem filas, os primeiros eleitores compareceram nas seções eleitorais logo no início da manhã.

Três candidatos disputam a Prefeitura de Itapemirim.

01 - José de Oliveira Lima (PDT), conhecido como “Zé Lima” que em 2020, foi eleito vereador e presidente da Câmara de Itapemirim, mas com a cassação do prefeito e do vice, ele assumiu o comando do Executivo Municipal. Quando tomou posse, em abril, ele gerou polêmica ao nomear a esposa e o irmão para estarem à frente de secretarias do município.

02 - Antônio Da Rocha Sales (Progressistas) que também disputará o cargo. Dr. Antônio chegou a disputar a prefeitura de Itapemirim em 2020, conquistando 46,02% dos votos (Thiago Peçanha teve 51,74%) e conta, nesse ano, com apoio de medalhões, ligados ao seu partido e ao governo do Estado. Em suas redes sociais tem pedido de voto até de Tiririca.

03 - Nilton Santos, conhecido como Niltinho, que era vice-prefeito na gestão de Thiago Peçanha. Ambos tiveram o mandato cassado pela Justiça Eleitoral, mas Nilton não ficou inelegível e, com isso, pode disputar, ao contrário de Peçanha.

Instabilidade política 

Desde 2014 a cidade convive com afastamentos de prefeitos, operações policiais, condenações, ameaças, mais afastamentos, brigas e confusões entre parlamentares, cassação de mandatos e novas eleições. Antes de Peçanha, o então prefeito Luciano Paiva também foi afastado e condenado pela Justiça por irregularidades em contratos de shows.

Segundo as informações do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), 35.456 eleitores participarão da eleição suplementar em Itapemirim, número que equivale ao total de eleitores do mês de março deste ano. Podem votar quem tem inscrição regular no município, até o dia 5 de janeiro de 2022, conforme diz o art. 91 Lei nº 9504/97.

Para votar, o cidadão deverá portar documento oficial com foto e o título de eleitor, ou apresentar os dados da inscrição eleitoral por meio do aplicativo de celular "e-Título".

Como não haverá coleta biométrica é importante que o eleitor leve documento com foto para identificação.

PORTAL SBN

Últimas da Bahia

Veja Mais +