Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99798-9398
    Luscivanio Lopes

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Saiba por que é importante fazer seu bebê sorrir

Saiba por que é importante fazer seu bebê sorrir
04 dezembro 16:32 2019 Imprimir notícia
Estilo de Vida

Imagine um bebê abrindo aquele sorriso! Não dá vontade de sorrir também? O riso, além de contagiante, é uma das maneiras de demonstrar emoções e interagir socialmente. Para os bebês, ele é ainda mais importante: impacta diretamente no aprendizado e no desenvolvimento.

O pesquisador Caspar Addyman é professor de Psicologia na Universidade de Londres e investiga como os bebês aprendem sobre o mundo. Com o projeto “The Baby Laughter”, que significa “O riso do bebê”, Addyman procura mostrar que a risada está relacionada ao conhecimento cognitivo das crianças.

Quando os bebês sentem cócegas, por exemplo, eles riem e tomam conhecimento cognitivo do próprio corpo. Ao interagir com um adulto, a risada indica que os bebês querem que os adultos continuem a brincadeira que está sendo feita. Dessa maneira, eles aprendem mais. Rir é entrar em contato com o outro – e começar a compreender o mundo social.

O que faz o bebê dar risada?

O que mais faz os bebês rirem é a conexão humana. Por isso, a brincadeira de maior sucesso entre as crianças é a de esconder o rosto com as mãos e abrir rapidamente, falando “achou!”. A surpresa é um fator relevante para a popularidade do jogo, mas o contato visual compartilhado tem papel ainda maior. O bebê está aprendendo sobre você.

Isso é importante para entender o que está acontecendo com bebês que ainda são muito novos para se comunicar de outras maneiras, como a fala, por exemplo. As crianças começam a esboçar sorrisos entre o primeiro e o segundo mês de vida. A risada delas captura a atenção dos adultos, e quando você dá atenção ao seu bebê, ele aprende com você.

A melhor maneira de fazer um bebê sorrir é dar atenção total a ele. Addyman inclusive descreve um passo a passo com três etapas para os papais e mamães que quiserem incentivar o riso dos filhos. Veja:

1. Dê a seu bebê toda a atenção possível. Deixe de lado seu telefone.

2. Deixe o bebê guiar a interação. Vocês estão em uma conversa, mas você deve ouvi-lo sempre.

3. Não tente forçar o bebê a rir. Trabalhe com o que está interessando ele naquele momento e o ajude a compreender a interação aos poucos.

PORTAL SBN

Deixe seu comentário

SIGA-NOS

Próximos Eventos