Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99798-9398
    Luscivanio Lopes

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Estudantes indígenas participam de jogos estudantis em Santa Cruz Cabrália e em Prado

Estudantes indígenas participam de  jogos estudantis em Santa Cruz Cabrália e em Prado
21 abril 16:44 2019 Imprimir notícia
Esporte

Escolas indígenas em Santa Cruz Cabrália e Prado realizaram, durante esta semana, diversas atividades esportivas em comemoração ao Abril Indígena, que tem como objetivo valorizar a cultura e tradições das comunidades indígenas. No município de Santa Cruz Cabrália, na região do Extremo Sul, o Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha mobilizou estudantes e a comunidade de Ponta Grande, para o XIX Jogos Indígenas Pataxós. E o Colégio Estadual Indígena de Corumbauzinho, em Prato, no Sul do Estado, promoveu os Jogos Indígenas Estudantis de Corumbauzinho 2019. As duas ações marcaram a etapa escolar dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP) nas unidades escolares.

No Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, os estudantes participaram de corrida de maracá, arremesso de tacape, arco e flecha, tiro ao alvo com zarabatana, cabo de guerra, além de futebol masculino e feminino. O diretor Railson Sena contou que as atividades são de fundamental importância para o resgate da cultura indígena, assim como para a promoção da autoestima dos jovens indígenas. “É um momento que podemos resgatar e valorizar a cultura indígena por meio dos esportes. Também temos a oportunidade de integrar nossos 420 estudantes com a comunidade que participa ativamente das competições. É a chance de apresentar aos jovens a importância de se reconhecer como indígena tendo orgulho de suas origens”, destacou.

A estudante indígena, Ana Cristina dos Santos, do 3º ano do Ensino Médio, falou sobre o significado dos jogos na escola. “Este é um momento de valorização de nossas raízes, mostrando que temos uma cultura riquíssima também na área esportiva. O fato de todos estarmos unidos fortalece a nossa representatividade e ajuda muito aos estudantes, que têm a chance de utilizar os trajes tradicionais sem serem julgado por ninguém”, disse.
As competições no Colégio Estadual Indígena de Corumbauzinho envolveram 250 participantes entre alunos e a comunidade. Os jogos também atraíram estudantes de outras unidades escolares no município.

Mais jogos – Em Juazeiro, também acontece a etapa escolar do JERP. O Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães realiza, até o dia 28 de abril, competições de voleibol, futsal, handebol, basquetebol e natação. Já no Colégio Estadual Agostinho Muniz, com o tema “Goleado Sertaneja”, foram realizadas, durante a semana, competições de futebol, futsal e judô, além de desfile das equipes com cartazes e maquetes alusivos ao tema.

PORTAL SBN| SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS/ASCOM

 

Deixe seu comentário