Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99798-9398
    Luscivanio Lopes

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Chuva no ES: médico alerta para o risco de doenças provocadas por lama e água contaminadas

Chuva no ES: médico alerta para o risco de doenças provocadas por lama e água contaminadas
24 janeiro 13:36 2020 Imprimir notícia
Saúde

As cidades mais afetadas pela chuva da última sexta-feira (17), no Sul do Espírito Santo, têm pontos em comum: após o nível dos rios que cortam o município subir muito, elas foram tomadas pela lama. A situação permanece, inclusive, até esta quinta-feira (23) em muitos pontos, e moradores acabaram tendo contato com a água e o barro que sobrou. O médico clínico geral Vinicius Passamani explica que é preciso ter cuidado com contaminações.

Ele explicou que as doenças que mais ocorrem pelo contato com água ou lama contaminadas são a leptospirose, hepatite A, gastroenterites virais e bacterianas , além de parasitoses.

O médico esclareceu quais são os sintomas de cada doença:

"A leptospirose se manifesta com febre, dor no corpo de forma muito intensa, e esses sintomas podem aparecer geralmente depois de uns sete dias após o contato com a água contaminada. Também é importante lembrar das gastroenterites, as infecções intestinais que têm um início mais rápido, começando com diarreia, dor no corpo, febre, dores abdominais e que têm que ser observadas. Mais tardiamente, a hepatite do tipo A que começa a se manifestar com a coloração mais amarelada da pele e febre", explicou.

Passamani alertou também que logo que uma pessoa sentir os primeiros sintomas, deve procurar um médico porque as chances de cura são maiores.

Segundo o médico, quem está em constante contato com a lama nessas cidades, fazendo trabalhos de limpeza por exemplo, deve tomar os seguintes cuidados:

- Evitar exposição direta do corpo com água e lama após enchentes, usando botas, roupas impermeabilizantes e luvas;

- Ingerir apenas água potável e de confiabilidade.

PORTAL SBN| COM INFORMAÇÕES DO G1 ES 

 

Deixe seu comentário

SIGA-NOS