Na Tribuna Livre, psicóloga alerta para cuidados com a saúde mental

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Na Tribuna Livre, psicóloga alerta para cuidados com a saúde mental

O alerta é da psicóloga e professora Daniely de Oliveira Lorenzon Pereira, coordenadora do Curso de Psicologia do Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC).
Legislativo - Sao Mateus

Neste período de arrefecimento quase completo da pandemia de covid-19, é preciso atenção total com a saúde mental e o autocuidado. O alerta é da psicóloga e professora Daniely de Oliveira Lorenzon Pereira, coordenadora do Curso de Psicologia do Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC). Homenageada com um Voto de Congratulação (Moção 068/2022, de autoria do vereador Cristiano Balanga), ela usou a Tribuna Livre na Câmara Municipal.
Daniely salientou que agosto é sempre um mês muito especial para os psicólogos, por conta da regulamentação da profissão, pela Lei 4.119, de 27 de agosto de 1962. De acordo com a psicóloga, o Brasil é o país com maior número de psicólogas e psicólogos em todo o mundo.
“Somos mais de 424 mil profissionais registrados e presentes nas clínicas e nas políticas públicas de saúde e de assistência social, na educação, no sistema de Justiça, na segurança pública, no trânsito, nos esportes e em todos os locais nos quais o cuidado é necessário e se torna um chamado para a Psicologia, desde os desastres ambientais até as graves crises sanitárias” – afirmou a coordenadora. “Temos novas especialidades que ampliam o espaço de intervenção da profissão conectada com a demanda e necessidade da população”, acrescentou.



Daniely reforçou a importância da categoria para o enfrentamento da pandemia de covid-19, “um período de extrema tensão, com perdas diversas e intenso sofrimento causado pelo luto vivido por centenas de milhares de famílias em todo o País”. 
Conforme a psicóloga, a população brasileira carece de cuidado psíquico. “Nunca se fez tão urgente a compreensão da importância dos atendimentos psicológicos, do cuidado da saúde mental e principalmente do autocuidado. Hoje, graças à ciência, superamos a covid-19 e agora precisamos cuidar das sequelas, não só físicas e sociais, mas também psíquicas” – afirmou Daniely.
Ela adverte que o adoecimento psicológico da população alcançou patamares nunca visto antes. “Adoecimento psíquico não é frescura, não é fraqueza, não é falta de Deus, não é pra chamar a atenção de um ou de outro. O adoecimento psíquico não escolhe cor, religião, família e idade” – disse a psicóloga, conclamando a intervenção do Parlamento na construção de políticas públicas para a saúde mental.

CURSO
A coordenadora Daniely elogiou a equipe de profissionais que atua no Curso de Psicologia do UNIVC. Ela salientou que a instituição está formando a primeira turma de psicólogos e psicólogas, após cinco anos de atividades com 160 alunos matriculados. “É grande a alegria de estar aqui e representá-los”, comentou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Fundão, classificou como de extrema importância a profissão dos psicólogos, lembrando que a filha cursa Psicologia na Ufes, em Vitória. E disse que também já teve transtorno de ansiedade, uma década atrás, quando trabalhava em Brasília, longe da família.
Líder do prefeito Daniel Santana na Câmara Municipal, o vereador Cristiano Balanga parabenizou a participação de Daniely de Oliveira Lorenzon Pereira na Tribuna Livre. Ele ainda cumprimentou a categoria pelos 60 anos de regulamentação da profissão e testemunhou que competentes profissionais lecionam no curso de Psicologia no UNIVC, citando inclusive o assessor Nilton Ribeiro.

PORTAL SBN | ASCOM

Últimas da Bahia

Veja Mais +