Ministério da Saúde eleva Pedro Canário para 15º em ranking da Atenção Primária à Saúde
O nosso trabalho é técnico e colocando sempre o cidadão em primeiro lugarO Ministério da Saúde divulgou na última sexta-feira (03/6), o ranking que avalia os indicadores da Atenção Primária à Saúde no primeiro quadrimestre de 2022. O município de Pedro Canário, recebeu a nota 8.13, subindo 26 posições no ranking e alcançando a 15º colocação, sendo o terceiro município melhor avaliado da Região Norte Capixaba.
O Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, é responsável por avaliar o desempenho dos municípios nas ações de saúde da atenção básica, ou seja, na porta de entrada dos atendimentos do Sistema Único de Saúde. A partir daí, define também o repasse de recursos, estruturação dos serviços e organização dos trabalhos das equipes.
“O nosso trabalho é técnico e colocando sempre o cidadão em primeiro lugar. Com foco nisso, entregamos um serviço de qualidade e investindo os recursos de forma correta, essa é a marca da nossa administração. Subimos muito no ranking, isso comprova que estamos no caminho certo, com aplicação de políticas públicas voltada para o cidadão canariense". – Comemorou o prefeito Bruno Araújo.
O secretário de Saúde, Marcos Antônio, destaca o trabalho da pasta para alcançar o bom resultado e explica como é avaliado os indicadores. “São avaliados quesitos importantes como saúde da mulher, pré-natal, saúde da criança e atendimento a doenças crônicas, como a hipertensão. Trabalhamos muito para esse resultado. Agradeço a coordenação e todas as equipes de saúde pelo empenho e dedicação na atuação do serviço público”.
Pedro Canário alcançou a pontuação geral de 8.13. Na região Norte do Estado, ficou apenas atrás de Montanha, classificado em terceiro lugar, e Mucurici, em décimo segundo.
PORTAL SBN | Daniel Viana