Horto florestal: no dia mundial do meio ambiente, São Mateus ganha um presente para esta e as próximas gerações
O prefeito Daniel Santana plantou a primeira muda de árvore nativaNesta segunda-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, mais que outra obra, a Prefeitura de São Mateus realizou a entrega de um presente aos mateenses, desta e das próximas gerações: logo pela manhã, o prefeito Daniel Santana plantou a primeira muda de árvore nativa, no terreno de 10 hectares destinado à construção do Horto florestal José Carlos do Valle, localizado na região do Bairro Litorâneo, com acesso pela estrada velha para Conceição da Barra.
Após Daniel, Gabriel e Thays, filhos do homenageado, crianças do CEIM São Francisco de Assis e alunos da EMEF Laurindo Samaritano e público presente participaram do plantio das mudas, cedidas e produzidas pelo Jardim Botânico Palmarum, da UFES, parceira técnica do Projeto e representada no plantio simbólico pelo coordenador do Palmarum, professor Luiz Fernando Menezes.
Daniel Santana conta que “esse projeto do Horto remonta muitos anos, e desde o início estava decidido que iríamos homenagear o José Carlos, uma pessoa que tinha uma visão de futuro, da importância do meio ambiente, e sempre lutou pelo melhor para a nossa cidade.”
O secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Louzada, chamou de histórica a data. “E que seja a primeira de muitas áreas que preservaremos em nosso Município, que já tem essa ‘cara de verde’: o que estamos fazendo aqui é dar passos firmes para reverter o quadro de desertificação, é um compromisso com a sociedade e com os demais Municípios”.
LUTA PELA PRESERVAÇÃO
A área do Horto florestal quase foi transformada em lixão por gestores passados. “Foi uma luta intensa e o José Carlos foi um dos personagens que mais motivou a gente. O povo foi para a rua, enchemos onze ônibus com pessoas e fomos até a Assembleia Legislativa, onde o deputado Marcelo Santos se aliou a nós e graças a Deus conseguimos impedir que se cometesse um crime ambiental de consequências desastrosas.”
PLANTANDO O FUTURO
A visão do Poder Executivo é que, para o melhor desenvolvimento do Horto José Carlos do Valle, além das ações técnicas – estruturação do espaço, criação dos viveiros e reflorestamento – aconteça a participação da sociedade, a criação de uma cultura de visitação e pertencimento.
Uma das propostas é que cada turma do 9º ano, da Rede Municipal, em sua formatura, plante uma árvore naquele espaço, como marco comemorativo, que poderá ser visitado posteriormente, pelos próprios alunos e pelas gerações que se sucederem.
PORTAL SBN