Helicóptero do NOTAER realiza primeiro atendimento aeromédico em Pedro Canário

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Helicóptero do NOTAER realiza primeiro atendimento aeromédico em Pedro Canário

Pedro Canário - Pedro Canário

O município de Pedro Canário registrou, nesta terça-feira (13/01), o primeiro acionamento do helicóptero do Núcleo de Operações e Transportes Aéreos (NOTAER) para atendimento de uma ocorrência de alta complexidade. A aeronave foi mobilizada para o socorro de um paciente de 69 anos, vítima de infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento IAMSSST (IAM com supra), quadro considerado grave na medicina de emergência.

O paciente procurou inicialmente atendimento no Hospital Menino Jesus, em Pedro Canário. A partir da avaliação médica e da gravidade do quadro, foi acionada uma equipe da Unidade de Suporte Avançada (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) de São Mateus, composta pelo médico Gustavo, o enfermeiro Fernando Pezin e o condutor Renato Andrade.

Um dos diferenciais deste atendimento foi a utilização do medicamento Alteplase, um trombolítico de alto custo, indicado para dissolver coágulos e restabelecer o fluxo sanguíneo em casos de infarto. O remédio foi implantado recentemente na rede do SUS Norte, o que representa um avanço para o SAMU da região, reduzindo o tempo-resposta e aumentando as chances de sobrevivência dos pacientes.

Helicóptero do NOTAER realiza primeiro atendimento aeromédico em Pedro CanárioO helicóptero do NOTAER pousou na área externa do Ginásio de Esportes Osman Santana Moura, garantindo agilidade na transferência do paciente para uma unidade de referência, o Hospital Rio Doce, em Linhares.

Para o prefeito de Pedro Canário, Kleilson Rezende, a ação simboliza um novo momento para a saúde pública no interior do Espírito Santo. “Esse atendimento mostra que a política de descentralização do governo Renato Casagrande e Ricardo Ferraço vem dando certo no SUS Capixaba. Serviços importantes estão chegando aonde antes não chegava com rapidez e qualidade. Ver um helicóptero do NOTAER sendo acionado pela primeira vez em Pedro Canário é a prova de que estamos vivendo uma nova fase, com mais investimentos, integração dos serviços e, principalmente, mais chances de salvar vidas”, destacou o prefeito.

A operação reforça a importância da integração entre os serviços de emergência, hospitais regionais e o transporte aeromédico, consolidando uma rede mais eficiente e humanizada. Para os moradores de Pedro Canário, o episódio marca um passo importante na descentralização dos atendimentos de alta complexidade e no fortalecimento da saúde pública no interior capixaba.

PORTAL  SBN |  SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS 

Últimas da Bahia

Veja Mais +