Governo Federal anuncia apoio a 10 cidades do Espírito Santo após fortes chuvas
Dezesseis pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas no Sul do Espírito Santo.O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) anunciou neste domingo (24/03/2024) que enviou uma equipe da pasta prestar apoio aos dez municípios do estado do Espírito Santo atingidos pelas fortes chuvas que castigam a região Sudeste do Brasil desde a última sexta-feira (23/03). Ao menos, 16 pessoas morreram no estado.
De acordo com o Ministério, os técnicos da Defesa Civil Nacional auxiliarão membros das cidades afetadas pelas fortes chuvas a fazerem os planos de trabalhos necessários para obter recursos do Governo Federal, seja para assistência humanitária, restabelecimento ou reconstrução.
Estão na lista as seguintes cidades capixabas:
* Alfredo Chaves
* Apiacá
* Bom Jesus do Norte
* Vargem Alta
* Mimoso do Sul
* Ibitirama
* Muqui
* Muniz Freire
* Guaçuí
* Castelo
A pasta informou ainda que o Ministério já solicitou a mobilização das Forças Armadas, via Ministério da Defesa, para apoio nas ações de socorro e assistência à população afetada.
Governo do Estado
Na manhã deste domingo, o governador do Espírito Santo Renato Casagrande esteve novamente em Mimoso do Sul, onde acompanhou o início do trabalho de limpeza de ruas e atendimento às pessoas afetadas pela consequência das chuvas.
Casagrande se reuniu com o prefeito Peter Costa e visitou o centro de resposta montado pelo Governo do Estado, ao lado do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Cerqueira. Casagrande já havia visitado o município nesse sábado (23), logo após as fortes chuvas que caíram na região entre a noite de sexta-feira (22/03) e a madrugada de sábado.
Em seguida, Casagrande se dirigiu ao município de Apiacá, onde circulou por ruas e falou com moradores que tiveram imóveis e bens danificados ou destruídos em decorrência da enxurrada.
A visita foi acompanhada pelo prefeito municipal, Dr. Fabrício Gomes Thebaldi. Logo após, a comitiva oficial se deslocou até a cidade de Bom Jesus do Norte, que também registrou muitos prejuízos causados pelas fortes chuvas. Ao lado do prefeito Toninho Gualhano, o governador conversou com moradores e comerciantes.
Portal SBN