FestCria vai debater os impactos da inteligência artificial na economia criativa
O bate-papo “Conexões Ufes.IA” vai reunir a visão de especialistas sobre as iniciativas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à inteligência artificial na Universidade Federal do Espírito Santo
A quarta edição da Festa da Criatividade (FestCria), que vai movimentar o Centro de Vitória, de 02 a 07 de dezembro, debaterá os impactos da inteligência artificial na economia criativa. Professores e especialistas de diferentes áreas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) vão apresentar as iniciativas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à inteligência artificial na instituição, na próxima terça (03), das 16h às 18h, no Coworking Hub ES+, localizado na Praça Costa Pereira.
Intitulado “Conexões Ufes.IA”, o bate-papo vai contar com a participação de Vítor Estevão Silva Souza (Departamento de Informática - Centro Tecnológico); Hellen Castro Almeida Leite (Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais - Centro de Educação); Anselmo Frizera Neto (Departamento de Engenharia Elétrica - Centro Tecnológico); Hugo Cristo (Departamento de Design - Centro de Artes) e Daniela Zanetti (Departamento de Comunicação Social - Centro de Artes). A mediação será de Miriam de Magdala (superintendente de Projetos e Inovação da Ufes).
Panorama
Professor associado do Departamento de Design do Centro de Artes, Hugo Cristo explica que o objetivo do evento é apresentar ao público um panorama dos projetos de pesquisa sobre a inteligência artificial existentes atualmente na Universidade. “O Conexões Ufes.IA é um movimento feito na Ufes para discutir como a universidade, de uma maneira geral, em todas as áreas, concentra seus esforços para desenvolver uma inteligência artificial capixaba. Esses esforços envolvem desde a identificação de grupos de pesquisa na Engenharia, no Centro de Artes, no Centro de Educação, no Centro de Ciências Exatas, na Saúde etc. Todos os centros da universidade têm alguma iniciativa para pensar as consequências dos avanços recentes da IA nas suas respectivas áreas”, comenta o professor.
Dentro dessa visão, o Conexões Ufes.IA atua com o objetivo de fazer com que esses grupos se conheçam, pensem em projetos coletivos e, especialmente, consigam contribuir para estabelecer uma governança da Ufes em relação à sua própria IA. “É uma iniciativa da Universidade para organizar uma governança que contemple as diferentes necessidades dos centros, que afetem o cotidiano dos cursos. É uma ideia transversal e que atravessa todas as áreas. Tem eixos comuns e questões próprias de cada área que serão trabalhadas”, observa Hugo Cristo.
Economia criativa
Desde 2017, o professor estuda os impactos da Inteligência Artificial sobre a economia baseada na criatividade humana. Ele visualiza um momento de ambiguidade que envolve, por um lado, a ameaça da IA retirar postos de trabalho; e, de outro, uma espécie de “democratização” proporcionada por esta nova tecnologia a determinados segmentos econômicos que antes não tinham condições de contratar profissionais do setor da economia criativa, e que agora passam a ter acesso a essas ferramentas por meio da IA.
“Vivemos um momento de dúvidas sobre os limites dessa tecnologia. Nas áreas criativas, como ilustração, design visual, música, redação publicitária e jornalística, escritores, roteiristas, fotógrafos, editores de imagem, vídeo, a IA oferece uma série de ferramentas que se colocam como alternativas de baixo custo, substituem pessoas e entregam cada vez com mais qualidade”, detalha Cristo.
Ele acrescenta: “Mas também existe a dimensão que faz essas áreas da economia criativa se popularizarem junto a segmentos econômicos que não teriam acesso a um designer visual, por exemplo. Ou seja, é criada uma demanda por entregas típicas da economia criativa que anteriormente estavam restritas a alguns segmentos de negócios. E há, ainda, um terceiro nível, em que os próprios criativos se apropriam dessas tecnologias e fazem coisas novas, subvertem a tecnologia e propõem usos que não estavam nos objetivos originais dos seus desenvolvedores, empurrando assim o mercado para a frente”, analisa.
“Hackear a Cidade”
Uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a Festa da Criatividade tem como objetivo promover a troca de experiências e debates no setor cultural a partir do tema “Hackear a Cidade”, reunindo lançamentos, palestras, oficinas, debates gratuitos e atividades colaborativas, com foco na economia criativa e nos novos modelos de negócio.
Todas as atividades são gratuitas mediante inscrição no link: https://forms.gle/yc3dvnc9NyyiBpAv6
A Festa da Criatividade (FestCria) é realizada pela Secult, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), com apoio da TVE, HUB ES+ e SDesign, e com produção da Puri Produções. O evento faz parte do Projeto Hub ES+, vinculado ao Programa Estadual de Desenvolvimento da Economia Criativa no Espírito Santo (ES+CRIATIVO), coordenado pela Gerência de Economia Criativa (Gecria/Secult), e conta com recursos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).
PROGRAME-SE:
Bate-papo Conexões Ufes.IA
Local: Sala Criativa HUB ES+ (35 participantes)
Data: 03 de dezembro (terça-feira)
Horário: 16h às 18h
Local: Coworking Hub ES+ - Praça Costa Pereira, 30 - Centro, Vitória - ES, 29.010-080
Sinopse: Bate-papo com apresentações das iniciativas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à inteligência artificial na Universidade Federal do Espírito Santo e discussão de seus impactos no setor da economia criativa.
Participantes:
Anselmo Frizera Neto: Professor do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É membro do Instituto de Inteligência Computacional Aplicada (I2CA), do Conselho Administrativo da Asociación Iberoamericana de Tecnologías de Apoyo a la Discapacidad (AITADIS) e coordenador do Grupo de Pesquisa em Sistemas Orientados ao Ser Humano da Ufes.
Daniela Zanetti: Professora Associada do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas e coordenadora do grupo de pesquisas Cultura Audiovisual e Tecnologia (CAT/UFES).
Hellen Castro: Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), área de Educação Matemática, atuando nos seguintes temas: metodologias de ensino/aprendizagem matemática, solução de problemas na educação básica, formação de professores, Avaliação em Larga Escala e em sala de aula. Professora da licenciatura em Matemática e Pedagogia, desde 2005. Coordenadora do projeto de formação de professores PIBID-Pedagogia-Ufes/Capes.
Hugo Cristo: Professor associado do Departamento de Design do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É coordenador do Grupo de Pesquisa em Formalizações Matemáticas da Cognição e Design (Forma) e membro do Laboratório de Estudos do Desenvolvimento Humano (LEDHUM) da Ufes.
Vítor Estevão Silva Souza: Professor associado do Departamento de Informática do Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Membro do Núcleo de Estudos em Modelagem Conceitual e Ontologias (NEMO) e coordenador do Laboratório de Práticas em Engenharia de Software “Ricardo de Almeida Falbo” (LabES).
Mediação
Mirian de Magdala: Superintendente de Projetos e Inovação da Ufes. É professora Titular do Departamento de Engenharia de Produção da Ufes. Atua principalmente nas áreas de gestão da inovação e empreendedorismo, com ênfase em inovação aberta e centrada nos usuários, negócios de impacto socioambiental positivos e medição de impactos. Atualmente, coordena o projeto dos Ambientes Sociais de Inovação - ASI, projeto no âmbito da política pública estadual de popularização da ciência e da inovação.
PROGRAMAÇÃO DO 4º FESTCRIA – FESTA DA CRIATIVIDADE
SEGUNDA-FEIRA (02/12):
Abertura
14h às 15h
Abertura do evento + lançamento da publicação “Produto Interno Bruto (PIB) da Economia da Cultura e das Indústrias
Criativas: o caso do Espírito Santo”
Convidados: Carla Christine Chiamareli (Gerente do Observatório da Fundação Itaú), Fabrício Noronha (Secretário de Cultura do Espírito Santo), Pablo Lira (Diretor-Geral do Instituto Jones Santos Neves)
Local: Auditório Hub ES+ (70)
Mesa técnica
Bate-papo: A Economia por trás da criatividade. Como difundir e mensurar.
15h às 17h
Convidados: Bruno Truzzi Rosa (Analista Sênior de Dados do Observatório da Fundação Itaú), Victor Toscano (Observatório da Economia Criativa) e Antonio Ricardo Freislebem da Rocha (Diretor Setorial de Integração e Projetos Especiais
Mediação: Karina Ruiz (mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Lançamento
Editais Funcultura e Política Nacional Aldir Blanc (Secult)
17h30 às 19h30
Local: Auditório HUB ES+ (70 participantes)
Oficina
Arte e inovação: a mistura das técnicas tradicionais com novas práticas, com Rick Rodrigues
15h às 17h
Local: Lab Maker HUB ES+
Quantidade: 20 participantes
Show em comemoração ao Dia Nacional do Samba
Com Leqsamba
20h30
Local: Bar da Zilda – Rua Maria Saraiva, 30, Centro, Vitória
Quantidade: 200 participantes
TERÇA-FEIRA (03/12):
Oficina
Arte e inovação: a mistura das técnicas tradicionais com novas práticas, com Rick Rodrigues
9h às 12h
Local: Lab Maker HUB ES+
Quantidade: 20 participantes
Lançamento
9h às 9h30
Lançamento do Território Distrito Criativo do Centro de Vitória
Local: Auditório HUB ES+ (70 participantes)
Lançamento
9h40 às 10h15
Lançamento do projeto “Baía de Vitória”, da arquiteta Ângela Gomes
Local: Auditório HUB ES+ (70 participantes)
Bate Papo
10h40 às 12h20
Como fomentar a economia criativa nos territórios
Sinopse: O bate-papo propõe um espaço de debate sobre economia criativa, com foco no fortalecimento de negócios culturais e criativos com impacto social positivo, sobretudo para territórios periféricos, a partir das experiências das convidadas.
Convidados: Cesar Piva (fundador do Instituto Fábrica do Futuro) e Adelaide Oliveira (Circular Campina e Cidade Velha - PA).
Mediadora: Juliana Lisboa - Movimento da Governança e Distrito Criativo de Vitória
Local: Auditório HUB ES+ (70 participantes)
Oficina
18h às 20h
“Bússola: Descubra o caminho para crescer profissionalmente com estratégia e IA”
Com Lara dos Anjos (especialista em gestão estratégica e inovação para pequenos negócios criativos)
Local: Lab Maker HUB ES+
Concerto - BASS ES - Grupo de Contrabaixo da Fames
16h às 17h
Com Professor Doutor Rodrigo Guillermo Olivárez
Local: Auditório Hub ES+
Bate-papo
14h às 16h
A importância do patrocínio empresarial na promoção da cultura
Participantes: Maria Luiza Morandini (Instituto EDP), Yuri Correa (Grupo Coutinho), Rafael de Jesus (Grupo Águia Branca) e
Carla Brunoro Buzzette (ArcelorMittal)
Mediação: Maria Thereza Bosi de Magalhães (Subsecretária de Fomento e Incentivo à Cultura - SUBFIC)
Local: Lab Maker HUB ES+ (25 participantes)
Oficina
10h às 12h
Da ideia ao papel: elaborando projetos para editais de música
Oficineiro: Banda Gastação Infinita
Local: Sala Criativa (35) HUB ES+ (25 participantes)
Bate-papo
16h às 18h
Conexões Ufes|IA
Sinopse: Bate-papo com apresentações das iniciativas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à inteligência artificial na Universidade Federal do Espírito Santo e discussão de seus impactos no setor da economia criativa.
Convidados: Vítor Estevão Silva Souza (Departamento de Informática - Centro Tecnológico), Hellen Castro Almeida Leite (Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais - Centro de Educação), Anselmo Frizera Neto (Departamento de Engenharia Elétrica - Centro Tecnológico), Hugo Cristo Sant’Anna (Departamento de Design - Centro de Artes) e Daniela Zanetti (Departamento de Comunicação Social - Centro de Artes).
Mediação: Miriam de Magdala (Superintendente de Projetos e Inovação da Ufes).
Local: Coworking HUB ES+ (90 participantes)
Bate-papo
18h às 20h
TV Quase: da revista de quadrinhos aos programas de sucesso
Sinopse: Das páginas das revistas em quadrinhos independentes Quase, publicadas em Vitória, no início dos anos 2000, até a criação da TV Quase e programas e desenhos audiovisuais. Neste bate-papo, alguns dos criadores dessas obras falam sobre o processo criativo por trás de programas como “Choque de Cultura” e “Irmão do Jorel”, e compartilham com o público os bastidores de produções que ganham vida na tela, além do potencial mercadológico do gênero.
Convidados: Raul Chequer, Juliano Enrico, Federico Nicolai
Local: Coworking HUB ES+
Quantidade: 55 participantes
Oficina
18h às 21h
Iniciação à mixagem: as primeiras batidas para quem deseja ser DJ - Módulo I
Oficineira: Asiat
Sinopse: Nesta oficina, a DJ Asiat conta a sua experiência na mixagem e ensina as primeiras batidas para quem deseja se iniciar na arte da mixagem e da performance como DJ.
Local: TAC - Gruta da Onça - Centro de Vitória
Quantidade: 20 participantes
Apresentação musical
18h às 23h
Gean Pierre Trio convida Lara Carpanedo
Sinopse: O projeto oferecerá uma noite regada a jazz e MPB, percorrendo do samba ao forró.
Local: Casa Caipora, Rua Nestor Gomes, 168, Centro, Vitória
Quantidade: 100 participantes
QUARTA-FEIRA (04/12):
Exposição
13h às 17h
Abertura da exposição Arte e inovação, das oficinas de Rick Rodrigues
Local: Hall HUB ES+
Quantidade: 20 participantes
Sinopse: Nesta oficina, o artista capixaba Rick Rodrigues compartilha um pouco dos seus processos artísticos que misturam técnicas tradicionais, como o bordado, a diferentes suportes, tornando sua obra inovadora no contexto da arte contemporânea do Espírito Santo.
Oficina
14h às 17h
Aprendendo a produzir e promover eventos disruptivos
Oficineiro: Daniel Temponi
Local: Trapiche Gamão, Rua Gama Rosa, 236, Centro, Vitória
Quantidade: 35 participantes
Sinopse: Nesta oficina, os participantes serão guiados pelas etapas fundamentais de criação e produção de eventos disruptivos, que rompem com o comum e enxergam a diversidade de público como oportunidade.
Oficina
18h às 20h
Oficina O nascer de uma Queen: aprendendo a se montar com as Drags Azzula, Brisa & Samantha Brooks (com desfile)
Oficineiros: Azzula, Samantha e Brisa
Local: Lab Maker
Quantidade: 20 participantes
Sinopse: Com foco na construção da imagética drag, as queens oficineiras Azzula, Brisa e Samantha compartilharão suas técnicas e experiência para a montação, passando por maquiagem, peruca e construção do figurino, e também abordarão o processo de criação da persona drag. A oficina será concluída com um desfile onde as modelos apresentarão as experimentações que foram compartilhadas na aula.
Bate Papo
18h às 21h
Carnavais de rua e o impacto na economia das cidades: as experiências de Vitória, São Paulo e Belo Horizonte
Local: Auditório HUB ES+ (70 participantes)
Quantidade: 70 pessoas
Sinopse: Este debate propõe um olhar sobre como os carnavais de rua vêm ampliando a movimentação econômica e a visibilidade da cultura local, em especial nas cidades de Vitória, São Paulo e Belo Horizonte.
Moderador: Marcus Vinicius (sambista, graduado em História, Mestre em Urbanos e Regionais, realiza pesquisas no campo da cultura popular, elementos diaspóricos e carnaval)
Convidada (BH): Luci de Nana (pedagoga e professora aposentada, militante histórica da educação, do Movimento Negro e do Carnaval em Belo Horizonte, vice-presidenta da Associação dos Blocos Afro de Minas Gerais (ABAFRO) e coordenadora pedagógica do Bloco Oficina Tambolelê).
Convidado (SP): Guilherme Varella (professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutor em Direito pela USP, é autor dos livros “Plano Nacional de Cultura: direitos e políticas culturais no Brasil” (Azougue, 2014) e “Direito à Folia” (Alameda, 2024)).
Convidada (ES): Camila Benezath (arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Viçosa; especialista em geoprocessamento pela PUC-Minas; mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. É servidora pública da Prefeitura de Vitória; correalizadora do Conversas na Sete, em parceria com Gil Maulin; batuqueira do bloco Maluco Beleza e de outros blocos de carnaval de rua de Vitória; e baiana nas escolas de samba Unidos da Piedade e Chega Mais).
Falas especiais da plateia: Afrokizomba: primeiro bloco de afro que desfila nas ruas de Vitória; e Zilda Antônia de Aquino, proprietária do Bar da Zilda.
Oficina
18h às 21h
Iniciação à mixagem: as primeiras batidas para quem deseja ser DJ
Oficineira: Asiat
Local: TAC - Gruta da Onça
Quantidade: 20 participantes
Sinopse: Nesta oficina, que tem como apoiadores o Espaço Caipora e A Selva, a DJ Asiat conta a sua experiência na mixagem e ensina as primeiras batidas para quem deseja se iniciar na arte da mixagem e da performance como DJ.
Oficina
14h às 17h
Desenvolvimento de Séries Animadas com os Irmãos do Jorel, com Juliano Enrico e Federico Nicolai
Local: Auditório HUB ES+
Quantidade: 70 participantes
Sinopse: Nesta oficina, o criador e o produtor capixabas da série Irmãos do Jorel, primeira animação original brasileira exibida pelo canal Cartoon Network, vêm a Vitória compartilhar com o público os primeiros passos para quem deseja aprender as técnicas de animação em quadrinhos.
QUINTA-FEIRA (05/12):
Bate-papo
15h às 17h
Corpos e Lugares: Conexões e Narrativas Visuais na criação de imagens
Convidados: Auá Mendes (AM), Marvila Araújo (BA), Thiago Balbino (ES)
Mediação: Ignez
Local: Coworking HUB ES+
Quantidade: 70 pessoas
Sinopse: Nesta conversa é explorada a diversidade de vozes e experiências na produção de imagens, abordando temas essenciais como representação, inclusão e identidade. Cada participante compartilhará sua experiência e conhecimento, explorando de que maneira corpos e lugares se entrelaçam e exercem influência sobre narrativas visuais autênticas.
Palestra
18h às 22h
Palestra Especial “Conversas de Botequim”, com Luiz Antônio Simas: brasilidades, carnavais e culturas de rua
Convidado especial: Luiz Antônio Simas
Local: No Bar Gruta da Onça, Rua Barão de Monjardim, Centro, Vitória
Quantidade: 200 pessoas
Sinopse: Vencedor de dois Prêmios Jabuti, o professor e historiador carioca Luiz Antônio Simas traz a Vitória a famosa edição de “Conversas de Botequim”, evento tradicional que acontece nos botecos do Rio de Janeiro. Simas fará uma aula aberta para o público sobre brasilidades, carnavais e culturas de rua, que sempre tiveram papel fundamental na formação e expressão do povo brasileiro.
Programação:
19h30 - palestra Luiz Antônio Simas;
20h30 - perguntas e participações do público;
21h - declamações com os participantes do Sarau.
Roda de samba e comida de boteco
18h às 21h
Local: No Bar Gruta da Onça, Rua Barão de Monjardim, Centro, Vitória
Quantidade: 200 pessoas
Bate-papo
18h às 20h
Do Subsolo ao Estúdio: cenário do mercado fonográfico no ES, com Fábio Mozine
Mediação: DJ Zappie
Local: Coworking HUB ES+
Quantidade: 90 pessoas
Sinopse: Mozine (Laja Records) e os músicos Serjão (Lordose pra Leão) e Gustavo (Maré Tardia) fazem este bate-papo sobre o mercado fonográfico e as novas maneiras de promoção das bandas e músicos alternativos com o uso das redes sociais.
DJ Zappie: Natural de Vitória, DJ Zappie é radialista de formação e currículo. Está na cena cultural capixaba também como mestre de cerimônias de festivais, sendo figura presente nos principais eventos que promovem a cultura produzida no Espírito Santo. A trajetória do DJ começou em 2001, quando assumiu o programa Beco Du Reggae, na Universitária FM.
Lançamento
22h às 03h
Lançamento de álbum de Ronnie Silveira
Participação especial de Dan Abranches, Gastação Infinita e Vitu
Local: A Selva, Rua Sete de Setembro, 493, Centro, Vitória
Quantidade: 250 pessoas
Sinopse: Com mais de 15 anos de carreira, o cantor e compositor Ronnie Silveira lança o seu novo EP, “Ser”, que traz quatro composições de sua autoria, incluindo o single e videoclipe “Emocionado”, com participação de Dan Abranches.
Escola de Samba Imperatriz do Forte
17h
Local: Palco Criativo
Sinopse: a Bateria “Berço do Samba” chega no Palco Criativo para fechar o dia com a energia e o ritmo que encantam o carnaval capixaba. A batida celebra a cultura angolana e a força comunitária do Romão.
Caju
20h
Local: Palco Criativo
Sinopse: A cantora e compositora Caju apresenta composições intensas e poéticas, que exploram a dualidade dos sentimentos em canções autorais repletas de alma e emoção.
SEXTA-FEIRA (06/12):
Bate-papo
13h às 15h
A tradição e os pixels: games que contam histórias ancestrais
Local: Coworking HUB ES+
Quantidade: 90 pessoas
Sinopse: O bate-papo propõe uma discussão sobre o potencial de impacto dos jogos na educação, na preservação de memórias coletivas e no fortalecimento das raízes ancestrais, unindo passado e tecnologia de forma inovadora e envolvente para as novas gerações.
Convidada: Maria Elizabeth Santiago de Oliveira, conhecida como Mãe Beth de Oxum, é uma ialorixá, percussionista brasileira, juremeira, comunicadora popular, ativista cultural, mestra coquista, articuladora e realizadora do Coco de Umbigada, no bairro do Guadalupe, em Recife. Criadora do Lab Coco - laboratório de tecnologia para a promoção da identidade negra, indígena e da periferia - que desenvolveu o primeiro game design do jogo dos orixás, o “Contos de Ifá”.
Convidado: Marcelo Herzog (Mito Games - Arariboia)
Convidado: Victor Hugo (Mobo Games - Capoeira)
Moderador: Fabiano de Paula (graduado em Jogos Digitais, pesquisador na área de Jogos, Educação e Cultura, e presidente da Associação Game DEV ES)
Bate-papo
18h às 20h
A cidade hackeada: cinema e entretenimento pretos e periféricos movimentando a economia
Local: Auditório HUB ES+ (70 participantes)
Quantidade: 70 participantes
Sinopse: No bate-papo mediado por DJ Negana, o empresário Maurício Sacramento conta como iniciou a plataforma de entretenimento e educação batekoo, e dialoga com Diana Costa, produtora executiva da Preta Porter, projeto voltado para o audiovisual. O encontro promete criar debates sobre representatividade e inovação, como foco especial às culturas marginais e o alto potencial de geração de valor de suas produções.
Moderador: DJ Negana
Convidado: Maurício Bahia Sacramento (fundador e diretor criativo do Batekoo, a maior plataforma de entretenimento, educação e culturas negras, periféricas e LGBTI+_negras do Brasil).
Convidada: Diana Costa (jovem produtora executiva da Preta Portê Filmes, produtora de filmes, documentários e videoclipes premiados como “A Terra e a Sombra”, de César Acevedo; o videoclipe “Mil Faces de um Homem Leal – Mariguella”, dos Racionais Mcs; a série documental ‘Afronta!’; os documentários ‘Diálogos com Ruth De Souza’‘ e “Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo’, uma produção original Netflix que se tornou o sexto filme de língua não inglesa mais assistido na plataforma.
Convidado: Starley Bonfim (artista urbano dedicado à linguagem do graffiti, é fundador do Coletivo FG Crew, diretor executivo da empresa iÁ Estúdio e idealizador do Festival ORIGRAFFES).
Bate-papo
19h às 20h
Bate-papo com o diretor da Fábulas Filmes, cineasta Rodrigo Aragão
Local: Centro Cultural Sesc Glória, Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória
Quantidade: 70 participantes
Sinopse do filme “Prédio Vazio”: A jovem Luna parte em uma jornada em busca de sua mãe que desapareceu no último dia de carnaval em Guarapari. Suas buscas a levam a um antigo edifício que parece vazio, mas que na verdade é habitado por almas atormentadas. Rodrigo Aragão é cineasta e técnico de efeitos especiais, com 30 anos de carreira, consagrado como um dos maiores efeitistas do Brasil. Participou de mais de 125 festivais ao redor do mundo, conquistando 34 prêmios.
Dan Abranches
18h30
Local: Palco Criativo
Sinopse: uma experiência visual e sinestésica que mistura MPB, jazz e música eletrônica, com muita arte e groove.
Intóxicos
20h
Local: Palco Criativo
Sinopse: Surf rock, clássicos de filmes e muito groove para embalar o Palco Criativo. Um show com energia contagiante e sonoridades inovadoras.
SÁBADO (07/12):
Game show/Encontro Cosplay
13h às 17h
Local: HUB - Hall
Quantidade: 40 participantes
Moda
13h às 17h
Exposição de Moda Upcycling + Bate-papo Novos Caminhos da Moda
Participantes: Stael Magesck, Gabi King e Julia Tedesco
Local: Casa da Stael, Rua Sete de Setembro, 263, Centro, Vitória
Quantidade: 200 participantes
Sinopse: As urgências climáticas vêm pautando, de forma cada vez mais imperativa, as formas de consumo ao redor do planeta. A economia circular é uma alternativa na redução de impactos negativos, especialmente no meio ambiente. Neste bate-papo, as convidadas falam sobre soluções de consciência ambiental na moda.
Instalação interativa, roda de leitura e apresentação musical
17h às 20h
Local: Casa Flor, Rua Gama Rosa, loja 2, Centro, Vitória
Participantes: 70 participantes
Com: Naná Muriel com Alessandra Félix e Mário D’Ettores
Sinopse: O Poema das Cores é uma pesquisa visual e artística desenvolvida e criada pela estilista Naná Muriel, que, nesta edição, se une a diversos artistas para expandir as áreas para o campo sonoro, com recursos de tecnologia em realidade aumentada e técnicas de visão computacional.
Aline Maria
18h30
Local: Palco Criativo
Sinopse: Com 15 anos de trajetória e um repertório cheio de emoção, ritmos diversos e composições marcantes, Aline Maria traz um show autoral que conecta ritmos e sentimentos com autenticidade para o Palco Criativo.
André Prando
20h
Local: Palco Criativo
Sinopse: MPB, psicodelia e experimentação em uma jornada musical envolvente. André Prando apresenta voz marcante, letras que inspiram reflexões e um show visceral para encerrar as atividades da semana.
PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS