Espírito Santo tem menor número de homicídios em quase 30 anos
O Espírito Santo encerrou 2025 com 796 homicídios, o menor número registrado desde 1996. É a primeira vez, em quase três décadas, que o estado fecha um ano com menos de 800 assassinatos.
Na comparação com 2024, houve queda de 6,8%, o que representa 58 mortes a menos ao longo de doze meses. O resultado mantém a tendência de redução da violência letal no estado.
Todas as regiões apresentaram queda. O maior recuo ocorreu no Sul, com redução de 33,3%. Já a Região Metropolitana, onde se concentra a maior parte da população, também atingiu o melhor índice da série histórica, com 395 homicídios, dois por cento a menos que no ano anterior.
Outro dado de destaque é que dez municípios capixabas não registraram nenhum homicídio em 2025. Dores do Rio Preto lidera o levantamento, com mais de três anos sem ocorrências, seguido por Iconha e Vila Pavão.
A violência contra mulheres também caiu. O estado contabilizou 75 homicídios de mulheres, o menor número desde o início da série histórica, e 33 feminicídios, queda de 15,4% em relação a 2024.
Além dos crimes letais, houve redução nos crimes contra o patrimônio. Os roubos e furtos de veículos e celulares diminuíram, e os assaltos no transporte coletivo caíram mais da metade em comparação com o ano anterior.
Os números fazem de 2025 o melhor ano da segurança pública capixaba desde o início dos registros.
Portal SBN | Lucas Queiroz
