Espírito Santo já realizou mais de 53 mil cirurgias eletivas em 2025

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Espírito Santo já realizou mais de 53 mil cirurgias eletivas em 2025

Com meta de 135 mil procedimentos, plano estadual amplia atendimentos e garante cirurgias em toda a rede hospitalar
Saúde - Cirurgias

Com esforço concentrado e metas ambiciosas, o Espírito Santo ultrapassou a marca de 53.424 cirurgias eletivas realizadas até a última segunda-feira (12/05/2025), por meio do Plano Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas (OperaES). A iniciativa, conduzida pela Secretaria da Saúde (Sesa), tem como objetivo alcançar 135 mil procedimentos até o fim do ano. Atualmente, estão sendo feitas em média 405 cirurgias por dia em todo o estado.

Essas cirurgias, que podem ser agendadas por não envolverem urgência, vêm sendo realizadas com apoio de 35 hospitais, que incluem unidades da rede própria, além de estabelecimentos contratados e conveniados. Entre as especialidades mais atendidas, estão oftalmologia, cirurgia geral, ortopedia, urologia e procedimentos clínicos.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, o plano é não apenas atingir a meta, mas ultrapassá-la. “Trabalhamos muito para ultrapassar a meta de 135 mil cirurgias realizadas este ano, tendo um desempenho recorde. Estamos ampliando os horários de procedimentos e também realizando cirurgias em um sábado por mês”, afirmou.

O plano está em curso nas quatro regiões de saúde do Espírito Santo — Norte, Central, Metropolitana e Sul —, com metas específicas para cada hospital da rede estadual ou conveniada. A estratégia garante um controle rigoroso da produção cirúrgica e promove maior eficiência no uso dos recursos.

Para 2025, o Governo do Estado prevê investir R$ 130 milhões nas cirurgias eletivas, reforçando o compromisso com a ampliação do acesso da população aos procedimentos de que necessita, sem a espera prolongada de anos anteriores.

O OperaES tem sido uma ferramenta estratégica para desafogar as filas de espera e devolver qualidade de vida aos capixabas. E, por trás de cada número, existe uma história de alívio, esperança e retomada da vida cotidiana — a verdadeira razão de toda essa mobilização.

Portal SBN

Últimas da Bahia

Veja Mais +