Espírito Santo é o Estado mais atrativo para importação de aeronaves

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Espírito Santo é o Estado mais atrativo para importação de aeronaves

Políticas mantidas pelo Governo do Espírito Santo tornam o Estado mais forte economicamente
Espírito Santo - Aeronaves

Políticas mantidas pelo Governo do Espírito Santo tornam o Estado mais forte economicamente; vantagens naturais, políticas e econômicas colocam o Estado em destaque atraindo investimentos e ações de importação de produtos; famosos como Neymar e Gustavo Lima nacionalizaram aeronaves em ares terras capixabas

Os famosos Neymar Júnior e Gustavo Lima, que ostentam com jatinhos particulares e acumulam um patrimônio considerável, também buscam meios de “baratear” os custos de suas aquisições. Eles optaram pelo Espírito Santo para regularizar e “nacionalizar” suas aeronaves, devido a atrativos como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS. 

O Estado desponta como o destino mais procurado do País para a importação de aeronaves, movimentando quantias significativas em bilhões em reais. Neymar adquiriu recentemente um jato Dassault Falcon 900EX (134 milhões) e o cantor Gusttavo Lima também já deu entrada em um jatinho executivo (73 milhões) pelo Espírito Santo.

Forte incentivo

O Estado é o mais procurado para mudança de matrícula devido às políticas implementadas pelo Governo do Estado e pela posição geográfica do Espírito Santo. O Executivo capixaba definiu um incentivo tributário de ICMS atrativo para quem quer importar produtos, sejam aeronaves, carros elétricos ou itens de menor preço. A alíquota de ICMS é da 17%.

O Espírito Santo também tem uma vantagem geográfica que favorece a logística. Situado na região central do litoral brasileiro, o transporte de cargas para outros estados é facilitado, além da vantagem de ter um porto na capital e os portos secos em Cariacica. O Governo Estadual também investiu fortemente em infraestrutura nos últimos anos.

Vantagens

O fato é que essas vantagens permitiram ao Espírito Santo ser o primeiro lugar no País em importação de aeronaves, abrangendo 942 milhões de dólares (cerca de 4 bilhões de reais). Esse valor considerável representa quase 40% da importação de aeronaves de todo o Brasil. Uma alíquota de ICMS mais baixa pode trazer diversas vantagens para as empresas e consumidores. 

A alíquota menor pode resultar em preços mais baixos para os produtos e serviços, o que beneficia os consumidores finais. Além disso, para as empresas, uma alíquota de ICMS mais baixa pode significar uma redução nos custos de produção e, consequentemente, um aumento na competitividade. Tudo isso pode estimular o crescimento econômico, gerar mais empregos e atrair investimentos para o Estado com alíquotas mais baixas, o que contribui para o desenvolvimento econômico e a melhoria do ambiente de negócios no Espírito Santo.

Portal SBN 

Últimas da Bahia

Veja Mais +