Escoteiros mateenses recolhem doações sábado para desabrigados do sul do ES
“Pela minha honra, farei o melhor possível para ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião”. Com essa fração da Promessa Escoteira, e sempre alertas para servir, os integrantes da 47/ES Seção Escoteira Autônoma do Ar Agnes Baden-Powell estarão nas ruas, neste sábado (30/03/2024), para arrecadar doações a fim de ajudar os atingidos pelas fortes chuvas no sul do Estado.
A principal atuação será desenvolvida na entrada de supermercados da Cidade. “Não teríamos atividade escoteira no Sábado Santo, mas, diante do chamado para servir, estão todos convocados, escoteiros, voluntários, seus familiares e amigos, para ajudar nesta missão”, conclama o escotista Gilmar Henriques.
A tropa mateense integra a força-tarefa instituída pela Região Escoteira Espírito Santo, cujo presidente, o tenente-coronel BM Flávio Rodrigues, reside em Mimoso do Sul e testemunhou na primeira hora toda a tragédia que se abateu sobre a sua cidade e os conterrâneos. As chefes de Seção Mariana Nelli e Vagneia Barbosa estão nomeadas mobilizadoras locais da tropa mateense.
Conforme a direção da Seção Escoteira, além da arrecadação de doações em estacionamentos de supermercados, haverá pontos fixos de coleta na Cidade. Dois já estão definidos, um na Farmácia de Manipulação Bioativa e outra na Academia Movimentação Plus, que apoiam a força-tarefa.
Os escoteiros mateenses e de outros municípios capixabas estão mobilizando também grupos de mensagem para doações em geral, inclusive em dinheiro, pela chave PIX 33.788.431/0064-05, em nome da Região Escoteira Espírito Santo.
Todos as unidades escoteiras do Espírito Santo estão mobilizadas nesta força-tarefa, cuja coordenação é do experiente chefe Luciano Rodrigues, enfermeiro com doutorado que reside em Colatina e integra o Conselho de Administração Nacional da União dos Escoteiros do Brasil (UEB).
Neste sábado 30 de março, inclusive, haverá uma ampla mobilização dos ramos sênior e pioneiro de todo o Estado, acompanhados de seus chefes, para atuação em diferentes frentes em Mimoso do Sul. Alguns realizarão atividades com crianças, inclusive com entrega de chocolates doados, enquanto outros vão encarar a limpeza bruta, inclusive das unidades básicas de saúde para retomada de atendimento. Haverá ainda categorização e entrega de donativos, e outras ações, em parceria com as autoridades que atuam no município.
Os escoteiros capixabas, especialmente os do sul do Estado, entraram em ação no próprio sábado (23/03) para ajudar os atingidos pelas fortes chuvas. As primeiras atitudes inclusive foram servir comida pronta em marmitas, já que a Cidade ficou arrasada, sem água potável, energia elétrica, comunicação e lojas para comercialização de alimentos prontos e mantimentos, além das residências devastadas.
Portal SBN | Gilma Henriques