Escola de Vila Velha é a única pública do Estado a participar do CowParade

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Escola de Vila Velha é a única pública do Estado a participar do CowParade

No Brasil, a exposição de obras no formato de vacas começou em 2005, percorrendo capitais de diversos estados
Educação - Cowparade

Vila Velha tem a única escola pública do Espírito Santo escolhida para participar do CowParade, maior evento artístico a céu aberto do mundo. Por conta disso os alunos da UMEF Dr. Tuffy Nader estão empenhados e caprichando na tela especial que receberam. Nesta quarta (20) e quinta-feira (21) a vaquinha vai receber tinta, inspiração, muitas cores e a cultura da cidade. 

Sob organização dos professores de Artes, Cintia Bolzan e Peterson de Castro, os alunos estão imersos na tarefa de dar vida à obra, que, a partir de sexta-feira (22), ficará exposta na Praça Pedro Valadares, no centro da Barra do Jucu, bairro onde fica a escola. O processo criativo envolveu a seleção de 20 desenhos, escolhidos em um concurso interno realizado pela unidade e que servirão como base para a decoração da vaquinha.

De acordo com o diretor da UMEF Dr. Tuffy Nader, João Carlos Vieira Gervásio, a participação dos estudantes no movimento gerou um clima de entusiasmo e engajamento. “Toda a comunidade escolar está muito animada e empolgada com o processo. E a escultura ficará exposta próxima à escola, então, com certeza, receberá a visita dos alunos e familiares. Estamos muito felizes de fazer parte desse evento, que acontece no mundo todo”, destacou.  

O CowParade é um movimento artístico que teve origem na Suíça e já passou por mais de 80 cidades, em 33 países, incluindo Estados Unidos, Inglaterra, Japão, França e México. No Brasil, a CowParade já passou pelas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Pará, Pernambuco, Ceará e Bahia. Em 2019, última vez que foi realizada em solo brasileiro, a mostra ficou exposta em Salvador.

No Brasil, a exposição de obras no formato de vacas começou em 2005, percorrendo capitais de diversos estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Pará, Pernambuco, Ceará e Bahia. Ao longo desse tempo, as criações artísticas em forma de vacas foram admiradas por mais de 250 milhões de pessoas. 

Agora, é a vez das ruas e avenidas de Vitória e Vila Velha serem agraciadas com esse evento internacional. Em Vila Velha são 22 vacas, que estão espalhadas pela cidade, uma delas está, inclusive, em frente à sede da Prefeitura, em Coqueiral de Itaparica. O CowParade tem como objetivo democratizar o acesso à arte e à cultura, além de contribuir para causas sociais. Ao final da exposição, está programado um leilão beneficente em prol de entidades sociais capixabas que atuam nas áreas de educação, saúde e assistência social, mostrando como a arte pode ser uma poderosa ferramenta de apoio à comunidade.

Desde sua criação, o CowParade já deu vida a mais de 8.000 vacas em todo o mundo, e cerca de 500 dessas obras foram reproduzidas em miniaturas, tornando-se peças cobiçadas por colecionadores. Três escolas em Vila Velha e Vitória receberam uma "vaquinha" para participar do CowParade, e a UMEF Dr. Tuffy Nader foi a única unidade de ensino pública a ser contemplada com essa oportunidade única de expressar a criatividade artística e contribuir para a disseminação da cultura e da solidariedade na comunidade.

Portal SBN

Últimas da Bahia

Veja Mais +