Eleição para prefeito de São Mateus em 2024 deve ter muitos concorrentes, já soma 14 nomes

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Eleição para prefeito de São Mateus em 2024 deve ter muitos concorrentes, já soma 14 nomes

Nono maior colégio eleitoral do Estado, São Mateus atraiu 10 candidatos na disputa para prefeito de 2020
São Mateus - Eleições 2023

O município de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, reúne, no momento, o maior número de cotados entre os maiores colégios eleitorais do Estado: 14, no total. Grupo de oposição, contudo, quer reduzir número de concorrentes e chegar a uma candidatura única entre eles.

Nono maior colégio eleitoral do Estado, São Mateus atraiu 10 candidatos na disputa para prefeito de 2020, mas essa quantidade de interessados não era comum em eleições anteriores. Em 2016 e 2012, foram três concorrentes em cada pleito; em 2008, apenas dois; e, em 2004, cinco registraram candidaturas.

Para 2024, depois da sequência de três prefeitos reeleitos à frente do Executivo municipal e de quatro empresários no comando do município, um grupo com quase metade dos cotados quer reduzir o número de concorrentes para garantir uma candidatura forte e evitar dispersão de votos entre eles, já que todos são contrários à atual administração municipal. Eles avaliam, inclusive, ter apenas um candidato a prefeito entre eles, a depender das conversas e da viabilidade demonstrada em pesquisas até o início do próximo ano.

Estão nesse grupo: o vice-prefeito do município, 01 - Ailton Caffeu (Cidadania), o presidente da Câmara, 02 - Paulo Fundão, que está de malas prontas para deixar o PP; o diretor-presidente do Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), 03 - Eustáquio de Freitas (PSB); os empresários 04 - Clebson Bazoni (PSDB) e Marcus Batista, o 05 - Marcus da Cozivip, ainda sem filiação partidária; e o ex-secretário municipal de Desenvolvimento, de Governo e de Defesa Social 06 - Hassan Rezende (Podemos).

Eles ainda tentam levar para o grupo o ex-deputado federal 07 - Jorge Silva (Republicanos), que não descarta concorrer à prefeitura, mas deve migrar para outra sigla, e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de São Mateus (Sindserv), 08 - Herikson Locatelli (PV). A pré-candidatura de Herikson divide espaço com a da professora 09 - Zenilza Pauli (PT) na federação PT, PV e PCdoB. 

Há ainda três candidatos em 2020 que se movimentam para repetir a candidatura em 2024: o ex-deputado estadual 10 - Carlinhos Lyrio (Republicanos), que vai tentar o cargo de prefeito pela quinta vez, sendo a terceira consecutiva; o radialista 11 - Ferreira Junior (Rede); e o pastor e advogado 12 - Nilis Castberg (PL).

A esses 12 nomes se somam dois integrantes do secretariado municipal: a secretária de Educação de São Mateus, 13 - Marília Silveira (MDB), e o secretário municipal de Defesa Social, coronel do Corpo de Bombeiros 14 - Wagner Borges (sem partido). Por ser militar da ativa, ele não pode manter filiação partidária.

Portal SBN | Com informações Agazeta Online

Últimas da Bahia

Veja Mais +