Detran-ES convoca 1.125 suplentes para CNH gratuita

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) divulgou, na manhã desta segunda-feira (07/07/2025), a lista de 1.125 candidatos suplentes contemplados na primeira fase do programa CNH Social 2025. Essas vagas são destinadas a pessoas de baixa renda que não foram chamadas na seleção inicial, mas agora têm a oportunidade de garantir a habilitação de forma gratuita.
A matrícula deve ser feita exclusivamente pelo site www.detran.es.gov.br, entre 07 e 17 de julho. Ao acessar o portal, o candidato deve clicar no banner do programa, selecionar a aba “CNH Social”, preencher o formulário disponível e, após o envio, se apresentar à autoescola indicada para abrir o processo de habilitação. O não cumprimento dessas etapas dentro do prazo resultará na desclassificação do candidato, que ficará impedido de participar do programa pelos próximos três anos.
Após a matrícula e abertura do processo na autoescola, o candidato terá 15 dias para comparecer presencialmente à unidade indicada e 30 dias para fazer a biometria em uma agência do Detran|ES. Os exames médicos, psicológicos e toxicológicos devem ser realizados nas clínicas e laboratórios credenciados, mediante agendamento.
Neste ano, o programa CNH Social está oferecendo 7 mil vagas, divididas em duas fases, para primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro), além de adição de categorias e mudança para D ou E, voltadas à condução de veículos maiores como vans, ônibus e carretas. A seleção é feita de forma eletrônica, com base nos dados do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), considerando critérios como renda, número de integrantes na família, nível de escolaridade e data de inscrição.
O programa cobre todas as etapas até a obtenção da CNH, incluindo exames, aulas teóricas e práticas, e até três chances de reprovação. Entretanto, em caso de faltas, as taxas de remarcação são de responsabilidade do candidato.
Portal SBN | Lucas Queiroz