Deputado Xambinho leva comissão de infraestrutura para fiscalizar obra da rotatória do Ó
vereadores e parceiros como Crea e Abenc, realizaram a última vistoria técnicaXambinho é presidente da Coinfra e junto do prefeito da Serra, vereadores e parceiros como Crea e Abenc, realizaram a última vistoria técnica para liberar a inauguração da Rotatória do Ó, neste sábado (28/10/2023).
O presidente da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Assembleia Legislativa, deputado estadual Alexandre Xambinho esteve nesta terça-feira (24), com sua equipe, e representantes da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), vereadores da Serra e o prefeito Sérgio Vidigal, na última vistoria técnica para liberação da inauguração da obra, que acontecerá no sábado (28), às 9h.
A obra conhecida como Rotatória do Ó, faz parte do Sistema Viário Eldes Eldes Scherrer Souza, que fica em Laranjeiras, vai dar mais mobilidade e fluidez no trânsito que chega a receber 45 mil motoristas por dia. A rotatória considerada a maior do Estado, conta com via expressa para ônibus, ciclovia e três mergulhões que favorecem o fluxo de trânsito de bairros como: Morada de Laranjeiras, Laranjeiras, Feu Rosa, Jacaraípe, Manguinhos, Vila Nova de Colares, entre outros.
“Está obra era aguardada pelos serranos pela facilidade que ela vai proporcionar no deslocamento, seja de automóvel, ônibus ou bicicleta. Agora com a ciclovia as pessoas terão mais segurança para pedalar. Com a pista exclusiva os ônibus dos Terminais de Laranjeiras e de Jacaraípe vão ter mais agilidade usando os mergulhões. Um investimento na infraestrutura e mobilidade urbana que atinge positivamente todos os capixabas que trafegam na região”, afirmou Xambinho.
???? Como vai funcionar o trânsito na região?
Viadutos
Os viadutos superiores dão para os bairros: Laranjeiras, Morada de Laranjeiras, Feu Rosa, Vila Nova de Colares, Alterosas, Jacaraípe, Manguinhos, entre outros, e acessam ainda a avenida Eldes Scherrer com destino à BR-101.
Mergulhões
Os mergulhões permitem o tráfego expresso, através de três passagens.
▪️ A passagem 1 - vem da avenida Eldes Scherrer de Souza e possui cinco pistas, sendo duas vias destinadas para o corredor exclusivo de ônibus (mão e contramão) e três vias de mão única exclusivas para os demais veículos. Essas pistas dão acesso a outras duas passagens inferiores.
▪️ A passagem 2 - seguem no sentido Morada de Laranjeiras e terá duas pistas de mão única, que fluem para a avenida Copacabana.
▪️ A passagem 3 – conta com dois corredores exclusivos para ônibus que vêm da avenida Eldes Scherrer de Souza, e duas pistas para o tráfego comum no sentido avenida Talma Rodrigues Ribeiro.
Vias exclusivas para ônibus
Os ônibus que saem do Terminal de Laranjeiras e seguem sentido Terminal de Jacaraípe passarão pelo mergulhão da passagem 3.
Depois seguirão pela avenida Central B e chegarão a uma rotatória próxima à empresa Viminas. Nessa rotatória eles sairão para a direita, sentido Jacaraípe.
Para os ônibus que vêm de Jacaraípe, no sentido Terminal de Laranjeiras, deverão pegar a rotatória próxima à entrada da empresa Biancogrês, seguir pela avenida Central B e acessar, por meio do Sistema Viário Eldes Scherrer Souza, a avenida Eldes Scherrer de Souza.
Portal SBN | Lorena Meireles