Clássico de Molière ganha versão capixaba com entrada gratuita na Serra

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Clássico de Molière ganha versão capixaba com entrada gratuita na Serra

Cultura - Espestáculo

Clássico de Molière ganha versão capixaba com entrada gratuita na SerraO Grupo de Teatro Arte Oficina sobe ao palco da Estação Cidadania, na Serra, nesta quinta-feira (16/10), às 19 horas, com a comédia “O Tartufo”, de Molière, em uma releitura bem-humorada assinada por Abel Santana. A entrada é gratuita, e os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação, no local.

A apresentação integra a programação do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória – Fenatevi 2025, que movimenta a cena cultural capixaba até o próximo dia 21 de outubro.

Escrita em 1664, a peça “O Tartufo” é uma das obras mais conhecidas de Molière e faz uma crítica afiada à hipocrisia religiosa e social. A trama acompanha um falso devoto que, fingindo santidade, engana Orgon, um homem rico e influente, para manipular sua família e controlar seus bens.

Na versão dirigida por Abel Santana, o texto ganha leveza e atualidade. “Os clássicos continuam essenciais por tratarem da essência humana. Nossa proposta é fazer essa crítica de forma leve e acessível”, explica o diretor.

O processo criativo envolveu leitura da obra original e improvisações inspiradas no texto de Molière. “Durante os ensaios, os atores vivenciam o texto, criam personagens e adaptam o roteiro, revelando suas qualidades cênicas e definindo melhor cada papel”, destaca Abel.

Clássico de Molière ganha versão capixaba com entrada gratuita na SerraNo elenco estão Luciana Britto, Thiago Miranda, Pâmelly Goes, Arthur Rua, Jhessyka Orlanda, Danniel Machado, Sarah Holz, Thaís Rangel, Rodrigo Cossetti, Deise Freitas, Delza Marim, Lina Carneiro e o próprio Abel Santana, que interpreta o protagonista. O cenário e figurinos são assinados por Ângela Mendes e Sara Mendes.

O Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória – 21ª Edição – FENATEVI 2025, conta com a Petrobras, como Apresentadora do Festival, juntamente com o Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo a Projetos Culturais do Governo Federal e com patrocínio institucional da Lei Rubem Braga da Prefeitura Municipal de Vitória. Conta com a promoção da TV Gazeta e com a parceria cultural do SESC Espírito Santo, Teatro Universitário, Casa da Música Sonia Cabral, SESI Cultura, Centro Cultural Frei Civitella, Teatro Municipal de Viana, Estação Cidadania Cultura, Ponto de Cultura Uma Floresta e Produção da Ratimbum Produções de Artes.

É uma realização da Associação Cultural Uma Floresta – Basta Uma Semente e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura via Lei de Incentivo à Cultura.

PORTAL  SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS

Últimas da Bahia

Veja Mais +