Chuva deixa 17 mortos e mais de 5,7 mil fora de casa no Sul do ES
Defesa Civil confirmou 15 mortes no total em Mimoso do Sul e duas em Apiacá, no Sul do Espírito Santo.Dezessete pessoas morreram e cerca de 5.455 estão fora de casa por causa das fortes chuvas que atingiram o Sul do Espírito Santo entre a noite de sexta-feira (22) e a madrugada deste sábado (23/03/2024).
A informação foi divulgada pelo Boletim Extraordinário da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) no final da tarde deste domingo (24). O número de vítimas fatais no estado deve aumentar, segundo as autoridades.
De acordo com o Boletim, 15 mortes foram registradas no município de Mimoso do Sul, um dos municípios mais atingidos pela chuva. Outros dois óbitos foram registrados em Apiacá. Ainda não há a identificação das vítimas.
O coordenador estadual adjunto da Defesa Civil, o tenente coronel Benicio Ferrari Junior informou que em Mimoso do Sul a água já está baixando e, com isso, as equipes estão conseguindo acessar mais áreas.
"Nesse trabalho de acessar mais locais, a contagem de óbitos cresceu. Vamos seguir nos trabalhos ao longo do dia dia para acessar todas as vítimas”, disse.
As chuvas intensas também atingiram o estado do Rio de Janeiro, onde oito óbitos foram registrados. O cenário mais crítico é em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, onde choveu mais de 340 mm desde sexta. É um volume muito grande em pouco tempo. A média na cidade para todo o mês de março é de 250 mm.
O governo do Espírito Santo decretou situação de emergência na noite deste sábado em 13 cidades afetadas pelas chuvas. Ao todo, 5.200 pessoas estão desabrigadas e outras 255 estão desabrigadas.
O município com maior número de desalojados é Bom Jesus do Norte, com cerca de 3 mil pessoas fora de casa. Já em relação aos desabrigados, o município com maior número de pessoas nesta situação é Apiacá (179).
Ainda de acordo com a Defesa Civil Estadual, os municípios que mais registraram acumulado de chuva nas últimas 24 horas são Fundão (42,4), Itaguaçu (29,46), Colatina (27,34), Anchieta (16,4) e Alfredo Chaves (16).
Alertas
De acordo com a Defesa Civil Estadual, três alertas meteorológicos estão em vigência no Espírito Santo, sendo dois deles de chuvas intensas e um de grandes acumulados de chuvas
Um dos avisos meteorológicos é válido até às 23h59 deste domingo. O alerta é de perigo para as regiões Sul e Central, Noroeste e Litoral Norte do estado.
Rodovias
Ainda de acordo com a Defesa Civil Estadual, a chuva causou interdições em alguns trechos de rodovias estaduais e federais.
Rodovias Federais
BR-101: Km 461- Mimoso do Sul/ES (divisa ES x RJ) - Operando no sistema de pare e siga
BR-482: Km 35 e 42 – Interdição entre os trechos de Alegre e Guaçuí.
Rodovias Estaduais
ES 393: Estrada com ponto de interdição. Mimoso X Muqui X Conceição de Muqui
ES 297:
Km 5 - Interdição total. Sem previsão de liberação.
Km 27 – Ponte do Itabapoana, interdição por elevação do nível do rio.
ES Solidário
Em decorrência das fortes chuvas no sul capixaba, o Governo do Estado retomou a ação “ES Solidário” e está organizando doações de água mineral, cestas básicas, cobertores, além de kits de limpeza e de higiene pessoal para ajudar as pessoas que estão enfrentando dificuldades. Também foi disponibilizada uma conta no Banestes para o recebimento de doações em dinheiro, por meio do PIX, para atender às pessoas afetadas.
Os donativos podem ser entregues em Vitória, na Quadra de Esportes da sede do Corpo de Bombeiros Militar (Endereço: Rua Tenente Mário Francisco de Britto, 100, bairro Enseada do Suá), e em Cachoeiro de Itapemirim, na 1ª Companhia Bombeiros Militar (Endereço: BR-393, KM 0, antiga Av. Mardegan, 790, bairro Marbrasa).