Manato (PL) ganhou em 13 cidades: Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim, Rio Novo do Sul, Vargem Alta, Marataízes, Castelo, Domingos Martins, Guarapari, Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante, Ibatiba, Irupi e Colatina. Com a exceção de Colatina, as cidades em que o candidato foi vitorioso ficam nas regiões Sul e Serrana.
Em Itapemirim, o candidato liberal teve seu resultado mais expressivo, 62,77% dos votos. Em Cachoeiro, no Sul, Manato foi a escolha de 57,32% dos eleitores, e em Santa Maria de Jetibá, na região Serrana, foi a preferência de 55,92% do eleitorado.
Das cidades em que venceu, Manato alcançou percentuais acima de 50% dos votos válidos em oito delas.
Renato Casagrande e Manato voltam a se enfrentar nas urnas no dia 30 de outubro, depois que nenhum dos candidatos alcançou o mínimo de 50% mais um voto para ser eleito governador em primeiro turno.
Com 100% dos votos apurados, Renato Casagrande teve 46,94% dos votos válidos. Manato (PL) teve 38,48% dos votos válidos. É a primeira vez, em 28 anos, que a eleição para o governo do Espírito Santo será decidida no segundo turno.
Iúna foi uma das cidades mais indecisas, onde os dois candidatos ficaram com poucos pontos percentuais de diferença. Dos eleitores, 49,29% ficaram com Casagrande e 46,57% com Manato.
Apenas Linhares não escolheu nenhum dos dois candidatos mais votados do estado. Guerino Zanon (PSD) foi a escolha de 43,59% dos eleitores linharenses. Ele foi eleito prefeito do município por cinco vezes, e renunciou ao último mandato, em março deste ano, para concorrer ao governo capixaba.
PORTAL SBN | COM INFORMAÇÕES DO G1