Beber café pode fazer com que fique (ainda) mais cansado. Sabia?
Sim, infelizmente, a cafeína pode ter o efeito contrário ao desejado e fazer com que sinta ainda mais cansaço. Porquê? Recentemente, no Huffpost, agregador de blogues, foram mencionados alguns dos motivos mais comuns.
Por exemplo, usar a cafeína como uma forma de combater a privação de sono causada pelas insónias, ao longo do dia, contribui (e muito) para o problema. Segundo um estudo a ingestão de cafeína até seis horas antes de dormir pode perturbar o sono.
É ainda possível que tenha criado tolerância a cafeína. Especialistas do Healthline, citado no Huffpost, explicam que "o consumo regular de cafeína pode aumentar a tolerância a muitos dos seus efeitos, incluindo os efeitos na pressão arterial, no desempenho do exercício físico e na atenção e desempenho mental".
Beber café depois de uma noite mal dormida pode ainda aumentar "a intolerância à glucose, provocando níveis de glucose no sangue superiores à média", concluiu um estudo feito em 2020, citado no website. De acordo com os investigadores, "a cafeína provoca um aumento dos níveis de glicose que depois voltam a descer" e, claro, "quando estes níveis de glucose voltam ao normal, a pessoa pode sentir-se cansada e com níveis de energia mais baixos".
PORTAL SBN