Banco Central lança Pix Automático no dia 4 de junho

A partir de 16 de junho, o Pix Automático vai permitir que consumidores e empresas paguem contas recorrentes (como luz, água, mensalidades e assinaturas) de forma automática pelo Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Brasil. A novidade será lançada oficialmente nesta quarta-feira (04/06/2025), em São Paulo, e traz mais praticidade ao quitar despesas periódicas.
O Banco Central garante que o Pix Automático mantém o mesmo nível de segurança do Pix tradicional. Se houver algum problema na cobrança, o usuário pode pedir a devolução do valor pelo Mecanismo Especial de Devolução (MED).
Para usar, basta autorizar uma vez o pagamento, definindo limites como valor máximo e a opção de usar linha de crédito. Antes do débito, o banco envia uma notificação para o cliente conferir e aprovar a cobrança pelo aplicativo. No dia do pagamento, a transferência é feita automaticamente conforme as regras definidas.
A ferramenta elimina a necessidade de pagar faturas manualmente, dando mais controle ao usuário, que pode acompanhar, suspender ou cancelar cobranças pelo app.
Para as empresas, o Pix Automático amplia a base de clientes (que já passa de 160 milhões), reduz custos operacionais e ajuda a diminuir atrasos, já que pagamentos automáticos são menos suscetíveis a inadimplência. Também amplia a inclusão financeira, alcançando quem não usa cartão de crédito ou boleto.
Portal SBN | Com informações | CNN Brasil