Atividades teatrais estimulam criatividade e socialização de idosos em Vitória

Nesta quarta-feira (17/9), às 14 horas, o diretor Abel Santana e a atriz Lina Carneiro conduzem uma oficina de teatro no Asilo dos Idosos de Vitória. A atividade, voltada para cerca de 20 participantes, tem foco em exercícios de relaxamento e improvisação, promovendo momentos de descontração, interação e estímulo à criatividade.
Os encontros começaram no início de setembro e acontecem todas as quartas-feiras do mês.
A iniciativa faz parte da contrapartida do projeto “A Escola Vai ao Teatro”, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), em parceria com a Oficina de Atores Abel Santana. O projeto conta ainda com apoio da Prefeitura de Vitória, do próprio asilo e patrocínio do Grupo Águia Branca, também via LICC.
Segundo Abel Santana, a proposta é ampliar o alcance social das atividades teatrais, que já atendem crianças de escolas públicas, e incluir outro público. "Nosso objetivo é oferecer, além de entretenimento, uma atividade lúdica que estimule memória, criatividade e socialização. Encontramos pessoas com dificuldades de locomoção e fala, a experiência tem sido muito muito rica. Até conhecemos uma ex-atriz que viveu o auge do teatro em São Paulo e contracenou com grandes nomes”, revela o diretor.
As oficinas, segundo ele, priorizam exercícios leves, adaptados ao público da terceira idade. “Trabalhamos relaxamento e improvisação. No primeiro encontro, vimos sorrisos, gargalhadas e muita interação. Foi emocionante. O teatro se transformou em cura, alegria e diversão. Ver senhores e senhoras de 80, 90 anos participando foi extremamente gratificante”, diz Abel Santana.
PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS