Assistência Social investe em ações de educação alimentar e nutricional
As atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), de 2023, começaram no Centro de Referência da Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop).A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional, está promovendo capacitação interna para ampliação de ações articuladas entre os trabalhadores da Rede Suas (Sistema Único de Assistência Social) e do Sisan (Sistema Segurança Alimentar e Nutricional) para melhoria da qualificação do trabalho.
As atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), de 2023, começaram no Centro de Referência da Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop). Naquele espaço, a equipe de nutricionistas promoveu oficina com os usuários, abordando a importância da água, da higienização correta das mãos e dos alimentos. Na ocasião, os profissionais do serviço demonstraram interesse na implantação de uma horta no local.
"Para nós, isso é muito gratificante e empolgante. Criar esse contato direto com o alimento e a natureza é central para o desenvolvimento de ações educativas na área de alimentação e nutrição. A horta é uma boa estratégia pedagógica que abre diversas possibilidades para se pensar a relação com a alimentação", comentou o gerente de Segurança Alimentar e Nutricional em exercício, Aurino Moraes de Souza Júnior.
Já última sexta-feira (27/1), a equipe do Banco de Alimentos fez uma roda de conversa com os trabalhadores do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do território Inhanguetá. Com os trabalhadores do Cras, foi abordado o papel do Cras como porta de entrada para a proteção social básica.
"É de suma importância o diálogo entre os serviços, porque a gerência transversal e atua nos diversos níveis de proteção social. Com essas ações, buscamos ampliar o diálogo e a compreensão da equipe sob o papel de cada serviço, além de contribuir para o melhor atendimento ao munícipe", destacou o Aurino.
A secretária municipal de Assistência Social em exercício, Carla Scardua, falou que, nesse ano, diversas ações serão desenvolvidas com ênfase na educação alimentar e nutricional para promoção da qualidade de vida das famílias atendidas.
PORTAL SBN | ASCOM