Unidade de ensino de Vitória é selecionada em edital para residência pedagógica
Unidade de ensino de Vitória é selecionada em edital para residência pedagógicaEntre as 1,5 mil unidades de ensino de todo o País, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rinaldo Ridolfi, localizado em Maria Ortiz, foi um dos 50 selecionados para o programa Residência Pedagógica do Observatório da Cultura Infantil (Obeci), coordenado pelo professor Paulo Fochi, referência na construção da Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
A residência pedagógica é um programa de imersão gratuito nos processos de formação para professores e coordenadores da Educação Infantil. O programa tem como regra no edital a participação de duas pessoas por unidade de ensino durante os estudos. A ideia é que essas profissionais multipliquem o que for apresentado nas propostas de estudos com toda a equipe do Cmei.
“Ficamos muito felizes e eufóricos com a classificação do nosso Cmeientre as 50 unidades do país. É uma alegria e satisfação que não cabe no peito, este é o nosso Cmei, é a essência daquilo que trabalhamos, o que define nosso entendimento e concepção do ser criança, de como é trabalhar com a Educação Infantil. Tenho dito como gestora que esta é uma conquista do grupo, de todo o trabalho de um coletivo, pois quando inscrevemos o Cmei no processo de seleção, sabíamos desde o início que a seleção aconteceria da análise do trabalho do grupo. E tudo isso nos enche de muito orgulho, um trabalho que fomos trilhando gradativamente com muitas discussões, estudos e processos formativos ao longo dos últimos anos”, destacou a diretora da unidade de ensino, Kátia Lázaro.
Para a diretora, a partir dos encontros formativos, a residência pedagógica pode impactar o trabalho junto às crianças nos modos como o grupo de profissionais da unidade de ensino vai aprofundar a compreensão dos registros, da forma de observar e interpretar os processos vividos pelas crianças, tornando o trabalho pedagógico visível ao diálogo, evidenciando o papel da criança no processo educativo.
“Penso que é perfil do professor Paulo Fochi desencadear nesses encontros um debate potente, cuja expectativa que temos é a de reafirmar a importância do professor na condução dos processos de mediação e a sua força quanto a um importante pilar desses estudos referentes à documentação pedagógica, que é a escuta, ou seja, um modo ativo de pensar o trabalho na Educação Infantil que envolve escutar e observar as crianças com quem trabalha, possibilitando, assim, a construção de experiências significativas com elas”, ressaltou a diretora.
Olhar para o cotidiano
A pedagoga Kenia Galuppo explicou que acompanha os trabalhos do Observatório da Cultura Infantil e do professor Paulo Fochi, e sempre se encantou pelos conteúdos. Desde então, muitas mudanças foram acontecendo nos fazeres pedagógicos do Cmei tendo como influência as produções desse grupo. Segundo a pedagoga, esses materiais e reflexões despertaram o interesse pela reflexão contínua da prática pedagógica da unidade de ensino e aguçou o olhar para o cotidiano do Cmei.
“Sabemos dos nossos limites e desafios para alcançar, cada vez mais, uma Educação Infantil de qualidade. Acreditamos que participar do programa de residência pedagógica coordenado pelo professor Paulo Fochi e seu grupo do Obeci irá proporcionar aos profissionais da nossa unidade de ensino um compartilhamento fantástico de experiências, troca de vivências, ampliação de conhecimentos acerca da documentação pedagógica, provocando a busca por visibilizar as aprendizagens das crianças”, afirmou.
A professora e pedagoga Maria Aparecida Rodrigues pontuou que participar desse grupo com o professor Paulo Fochi será uma excelente oportunidade para aprofundar os estudos acerca da documentação pedagógica na Educação Infantil e ampliar as discussões que a Gerência de Educação Infantil, nas formações dos anos anteriores, realizou com os professores da área.
“Um dos maiores desafios, foco de estudos do Obeci, é dialogar acerca das evidências observáveis no cotidiano para fazer refletir sobre o currículo no Cmei. Refletir e transformar a partir das formações com o coletivo da escola é repercutir significativamente nas dinâmicas desse cotidiano, tendo em vista, os princípios que regem a documentação pedagógica”, disse.
Portal SBN