Simec Cariacica utiliza canhão de névoa para melhorar qualidade do ar
Pensando em melhorar ainda mais a qualidade do ar das redondezas, a Simec Cariacica realiza testes com um equipamento chamado canhão de névoa.Pensando em melhorar ainda mais a qualidade do ar das redondezas, a Simec Cariacica realiza testes com um equipamento chamado canhão de névoa. Com a nova tecnologia, a empresa busca maior eficiência dos seus controles ambientais a partir da projeção de uma cortina formada por microgotas de água que suprimem a poeira em suspensão.
O canhão de névoa tem capacidade de atingir um raio de até 60 metros, contribuindo ainda para a umidade das áreas e evitando o arraste de partículas de poeira pela ação do vento. O gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Simec Cariacica, Dante Kegele, ressalta que o equipamento integra as “Melhores Tecnologias Práticas Disponíveis (MTPD)”, segundo órgãos ambientais de referência como a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
“A utilização do canhão de névoa associada aos demais controles existentes, como o sistema de aspersão, caminhões-pipa e o próprio cinturão verde da empresa demonstram todo o esforço da Simec em combater de forma eficiente as emissões fugitivas. A melhoria da qualidade do ar é um dos nossos compromissos ambientais com quem vive no entorno”, afirma Dante Kegele.
Atualmente há um canhão de névoa em operação e que está sendo usado no pátio de coprodutos. No entanto, já foram adquiridos outros três canhões para serem inseridos no dia a dia da empresa futuramente, totalizando um investimento de mais de R$ 1 milhão.
PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS