Senac-ES inaugura Laboratório de Simulação Realística para cursos na área de Saúde na Serra
O evento de lançamento do Lab Saúde aconteceu no início da manhã desta terça-feira (22/10), no Senac Serra, e contou com a presença do Presidente do Sistema Fecomércio-ES - Sesc e Senac, Idalberto Moro, do Diretor Regional do Senac Espírito Santo, Richardson Schmittel, de representantes do Grupo Kora, Clube Capixaba (realizador da Expolife), Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-ES), Sindicato Lojista da Serra, Sindicato do Comércio de Varejistas do Gênero de Alimentícios da Serra, equipe educacional e estudantes do curso técnico em Enfermagem.
O Presidente do Fecomércio-ES, Idalberto Moro, abriu o evento reafirmando o compromisso do Sistema Fecomércio-ES com a população capixaba. “Estamos vivendo um processo de transformação da educação profissional do Senac-ES e atualizando nossas formações diante das demandas das novas profissões. A sociedade está passando por mudanças e precisamos nos adequar, mesmo diante dos desafios. O segmento de saúde também segue o mesmo ritmo. Estamos falando de uma área economicamente forte e vamos dar o retorno por meio do aperfeiçoamento das nossas formações, com máquinas e equipamentos modernos”, disse.
Para o Diretor Regional do Senac Espírito Santo, Richardson Schmittel, a instituição está focada em atender os mais diversos segmentos com ensino e formação de qualidade. “O Senac-ES tem como missão atender os segmentos com formação de profissionais preparados para os desafios do mercado e na área de saúde, não é diferente. É por isso que temos o dever de apresentar nossas estruturas e prestar contas de todo o trabalho que está sendo realizado. Esse investimento que temos feito em saúde é uma estratégia nacional e estamos dobrando os investimentos que temos recebido para entregar formação de qualidade para a comunidade”, afirmou.
Já a Diretora de Educação Profissional do Senac-ES, Dianimer Dutra, disse que a equipe educacional está motivada e cada vez mais focada na ampliação da oferta de vagas e serviços em saúde. “Os nossos alunos já estão vivenciando essa realidade, de prática imersiva com a realização de atividades que estão relacionadas às atividades do dia a dia do profissional de saúde no mercado. Em breve teremos mais laboratório como esse nas unidades do Senac em Vila Velha, Linhares e Colatina. São entregas que estão alinhadas às demandas do segmento. Só para se ter uma ideia, a Unidade Móvel de Educação Profissional de Saúde passou por 5 municípios. Em apenas 4 meses, já realizou mais de 1.114 atendimentos. Este ano, os cursos do eixo de saúde registraram um avanço de mais de 71% nas matrículas, em relação ao ano passado. Na prática, isso significa que esses cursos estão sendo procurados na mesma medida em que as formações saúde do eixo de gestão e tecnologia”, comemorou.
Quem está feliz com todas essas novidades é a estudante Aline Souza Matos, de 33 anos. Ela faz o curso técnico em Enfermagem e tem aulas no Lab Saúde todos os dias. “Toda vez que falo que dos equipamentos que temos aqui no Senac para os meus colegas que fazem o curso técnico em outras escolas, todos ficam impressionados. Os equipamentos são realísticos e simulam situações como vômito, convulsões, respiração, batimentos cardíacos e dores. Eu acredito que essas práticas com os bonecos me ajudam a fazer o procedimento de maneira correta, com segurança, respeito e cuidado com o paciente. Me formo agora em novembro e sinto que estou preparada para encarar todos os desafios da minha profissão”, comemorou.
A escuta de demandas do segmento
O representante do Sindicato Lojista da Serra, Rogério Alcântara, afirmou que ficou admirado com as instalações do laboratório. “Foi muito bom conhecer o espaço e os equipamentos reunidos aqui para entregar mais qualidade e mais profissionais de saúde. A gente vê com excelentes olhos essas iniciativas que são realizadas para atender o segmento, uma estrutura que reflete a transformação que o Senac vem vivendo. Percebemos a preocupação, o carinho e o cuidado com tudo o que a Fecomércio-ES e o Senac tem feito pelos setores produtivos”, lembrou.
O representante do Sindicato do Comércio de Varejistas do Gênero de Alimentícios da Serra, João Falqueto, aproveitou o evento para buscar estabelecer novas oportunidades e parcerias. Visitando as estruturas do Senac Serra, já estamos identificando a possibilidade de capacitar mais profissionais para o nosso segmento. Temos em mente o quanto a capacitação e o aperfeiçoando do atendimento prestado à população é importante. Acreditamos que conhecimento não se perde e queremos investir cada vez mais nisso”, afirmou.
Simulação de atendimentos
Durante o evento, os convidados foram até o Lab Saúde e acompanharam bem de perto o funcionamento dos aparelhos e simuladores. Os alunos tiveram a oportunidade de demonstrar os conhecimentos obtidos durante o curso aos convidados do evento. Os instrutores do curso técnico em Enfermagem do Senac Serra, Barbara Heloisa Soares Heringer Xavier, Warley Vinicius dos Santos e Sandra Paula da Silva Carriço, coordenaram as simulações que exigiram que os jovens estudantes colocassem em prática as principais técnicas de atendimento e cuidado com os pacientes.
Um dos procedimentos que mais chamou a atenção foi a reanimação de um boneco semelhante a um paciente humano. As alunas Aline Souza Matos, Natalia Adriana da Silva e Maria José Souza, tiveram a tarefa de agir rapidamente para atender o paciente de forma rápida, para garantir que o paciente crítico respondesse aos estímulos de reanimação. Apesar de ser uma situação simulada, todos ficaram apreensivos, mas comemoram quando o simulador reagiu de modo satisfatório.
O Lab Saúde
O Laboratório de Simulação Realística recebeu um investimento de R$ 800 mil reais. O ambiente é equipado com uma série de dispositivos avançados, que incluem desde uma Cama Hospitalar Elétrica, Ventilador Mecânico de Simulação e Desfibrilador de Treinamento DEA, até simuladores especializados como o Simulador de Cuidados Adulto de Alta Fidelidade e um Manequim para Procedimentos de Ginecologia.
O espaço também contará com uma Bomba de Infusão Contínua para administração de medicamentos e dieta enteral, além de um Eletrocardiógrafo portátil para treinamentos. Toda essa infraestrutura vai permitir que os alunos concluam os cursos ainda mais preparados e a instituição se torne referência na formação de profissionais de saúde.
PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS